Workshop Comunicação – Imagem Corporativa

Instituto Unidos pela Vida - 09/03/2012 09:14

No dia 04 de Março, domingo, a representante do Instituto Unidos pela Vida Verônica Stasiak participou em São Paulo do Workshop de Comunicação promovido pela Assessoria de Imprensa Imagem Corporativa em parceria com a Roche, sobre “Relacionamento com a Imprensa: Oportunidades e Desafios”.
Cerca de 30 representantes de outras ONGs de Saúde do Brasil estavam presentes. A primeira palestra, ministrada pelo Sr Ciro Dias, diretor-presidente da Imagem Corporativa, falava sore a importância da comunicação para o aprimoramento da imagem e reputação de uma instituição. Ciro apresentou como é feito um jornal, quais são as principais perguntas realizadas por jornalistas, e nos informou as melhores formas de nos aproximarmos de um jornalistas, e de escrevermos um texto. Reforçou também a importância de estarmos devidamente preparados para uma entrevista, desde o cenário até as informações precisas que passaremos.
Após esta apresentação, as jornalistas Maira Escovar (coordenadora de comunicação da Imagem Corporativa) e Fernanda Arimura (diretora de comunicação da Imagem Corporativa), nos apresentaram uma pesquisa realizada com os principais jornalistas de saúde do país, e novas ferramentas de comunicação. Os resultados desta pesquisa foram impressionantes:
– 45% dos jornalistas acham que as ONGs não se comunicam bem (falta estrutura de comunicação, etc);
– 30% acham que as abordagens das ONGs não são adequadas na hora de sugerir uma pauta;
– 50% acham que sugerimos pautas de forma adequada;
– 20% falam diretamente com presidente da ONG para uma notícia e os demais 80% falam com a área de comunicação da ONG;
– 30% revelam que não oferecemos informações relevantes;
– 30% dizem que não cumprimos deadline (data final de envio de informações);
Maira e Fernanda apresentaram a melhor forma de estruturamos um plano de comunicação: Cenário > Objetivo > Mensagem Chave > Público Alvo > Estratégia.
Explicaram também a estrutura de cada estratégia de comunicação: Press release, sugestão de pauta, entrevista exclusiva, nota, entrevista coletiva, encontros de relacionamento, ações com outros públicos. Demonstraram também a importância de reunirmos resultados ao final das ações, montarmos um portfólio com as matérias já escritas e veiculadas, etc.
Em seguida, Sr Carlos Varaldo, fundador e atual gestor do Grupo Otimismo de Apoio ao Portador de Hepatite, apresentou um case de comunicação. Revelou a importância de instigarmos os pacientes à se “indignarem”. Precisamos mostrar a cara, lutar a favor dos nosso objetivos e direitos. Há muitas pessoas que não “saem do armário” na busca de seus direitos, como medicamentos, e isto dificulta o sucesso destas conquistas.
Realizamos uma atividade onde os grupos identificaram o problema de uma instituição, apresentaram, e outro grupo estruturou o plano de ação para solucionar o problema em questão e algumas iniciativas possíveis para tal. O Instituto Unidos pela Vida foi selecionado e trabalhado por outro grupo, sendo como problema principal a falta de conhecimento da Fibrose Cística no Brasil.
Ao final, as jornalistas mediadoras listaram possíveis perguntas que os jornalistas fariam ao receber uma pauta, facilitando para nós na hora de enviar.
Sem dúvida muito do que aprendemos neste dia será implementado em nossas ações de divulgação da Fibrose Cística! 🙂
* Representantes de associações ou das áreas de comunicação que queiram mais detalhes sobre as estratégias apresentadas poderão entrar em contato com a Verônica pelo veronica@unidospelavida.org.br . Teremos prazer em ajudar!
 
Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.
 

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