4 fatos sobre nutrição e fibrose cística que você precisa saber

Comunicação IUPV - 31/03/2022 08:50

Seguir uma alimentação balanceada é peça chave para se ter cada dia mais saúde, disposição e qualidade de vida. Isso é importante para todos, e para quem tem fibrose cística não é diferente. A doença pode afetar o aparelho digestório, causando, em alguns casos, uma redução na produção das enzimas responsáveis pela digestão dos alimentos e até mesmo dificuldade para ganhar peso e estatura.

Neste cenário, a nutrição de quem tem fibrose cística é um aspecto muito importante e que deve ser acompanhada de perto por toda a equipe interdisciplinar, principalmente pelo nutricionista. Pensando nisso, o time do Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística listou 4 fatos sobre nutrição e fibrose cística que você precisa saber.

1. Pessoas com fibrose cística podem precisar seguir uma dieta hipercalórica

Por conta da insuficiência pancreática, é comum que pessoas diagnosticadas com fibrose cística precisem ingerir um número maior de calorias por dia do que quem não tem a doença. Nesses casos, a equipe de acompanhamento geralmente recomenda a realização de uma dieta hipercalórica, fazendo com que a alimentação seja rica em calorias, gorduras e proteínas.

É importante lembrar que esse tipo de recomendação não significa que é preciso ingerir apenas alimentos processados e gordurosos. Com a orientação de um nutricionista, o melhor caminho é optar por alimentos frescos e saudáveis, garantindo não apenas o ganho de peso, mas também o aumento da saúde nutricional. 

2. A suplementação nutricional também pode ser recomendada

Em alguns casos, mesmo com o aumento da ingestão de alimentos ao longo do dia, é possível que o nutricionista recomende o uso de suplementos nutricionais. É importante verificar com o profissional que realizou a recomendação sobre a melhor forma de ingestão desses suplementos, mas geralmente eles podem ser tomados durante os intervalos  entre as refeições.

Além disso, como as vitaminas A, D, E e K dependem de gordura para absorção e a fibrose cística pode causar a ausência de enzimas no pâncreas e, consequentemente, dificultar a absorção de gorduras e vitaminas, é possível que haja a necessidade de suplementação vitamínica e mineral para algumas pessoas diagnosticadas com a doença.

3. O cuidado com a reposição de sal é fundamental

Pessoas diagnosticadas com fibrose cística possuem mais sal no suor do que o normal. Por conta disso, a suplementação de sal deve ser realizada para repor as perdas ocorridas por meio do suor, principalmente durante as estações mais quentes do ano, quando essa perda é ainda maior. Nesses casos, a ingestão de soro caseiro ou industrializado, de bebidas isotônicas e água de coco é recomendada.

4. A gastrostomia também pode ser uma opção

No cenário da fibrose cística, em alguns casos, para que a pessoa com a doença alcance um estado nutricional adequado, indica-se a realização da gastrostomia. Este procedimento é feito para a inserção de um bóton entre o estômago e a pele da pessoa que recebeu a indicação e pode ser realizado cirurgicamente ou por meio de endoscopia.

Não são todas as pessoas com fibrose cística que precisam realizar a gastrostomia. Ela é recomendada para os indivíduos que não conseguem comer a quantidade necessária de alimentos diários ou que têm dificuldade em aceitar a ingestão de toda a dieta indicada.

É importante lembrar que, quando o assunto é nutrição e fibrose cística, cada caso é um caso, e é possível que alguns dos itens citados acima não sejam indicados para você ou seu familiar com a doença. Por isso, em caso de dúvidas ou para orientações específicas, lembre-se de que o melhor caminho é consultar um nutricionista.

Quer fortalecer o trabalho realizado pelo Unidos pela Vida? Clique aqui e escolha a melhor forma de fazer uma doação.

Por Kamila Vintureli

Referências: 

OLIVEIRA, M. Fibrose Cística Para Pacientes e Seus Cuidadores. 2º edição. Belo Horizonte: Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico, 2017.

Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.

Fale conosco