5 coisas que você precisa saber sobre sexo e fibrose cística

Comunicação IUPV - 17/07/2023 08:16
Sexo e fibrose cística

Sexo pode ser um tabu entre toda a sociedade, e entre a comunidade da fibrose cística não é diferente. Esse é um tema geralmente pouco abordado por quem tem a doença, seus familiares e pelos próprios profissionais da saúde. Para mudar isso, o Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística compartilha 5 coisas que você precisa saber sobre sexo e fibrose cística.

1. Pessoas com fibrose cística podem ter uma vida sexual normal

Os adultos diagnosticados com a doença têm níveis normais dos hormônios sexuais – como progesterona, estrogênio e testosterona -, e podem ter uma vida sexual normal, pois o desempenho sexual ou o desejo de intimidade não são afetados pela doença. 

2. A fisioterapia respiratória e exercícios físicos podem ajudar

Apesar da fibrose cística não reduzir o desempenho sexual ou o desejo de intimidade de quem tem a doença, é possível que algumas pessoas apresentem quadros de tosse persistente, dor no peito ou até mesmo dificuldade para respirar, o que pode causar desconforto físico e dor durante a relação sexual. 

Alguns conselhos práticos para melhorar essa situação incluem a realização de atividades físicas e exercícios de fisioterapia respiratória antes do sexo para remover o muco. Evitar produtos com cheiro forte – como perfumes, por exemplo -, e escolher posições que não pressionem o peito também podem ajudar. 

3. Proteção é fundamental!

Pessoas com fibrose cística não estão isentas de uma gravidez não planejada e de não serem afetadas por doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Por isso, é preciso se proteger para que essas situações sejam evitadas.

Preservativos, pílulas anticoncepcionais orais, dispositivos intrauterinos (DIU) e diafragmas são algumas das opções. Caso opte pelas pílulas anticoncepcionais orais, antes de iniciar o uso, converse com o seu médico para avaliar qual é a melhor opção, pois alguns medicamentos e antibióticos podem diminuir a eficácia da pílula.

4. Deixe o diálogo aberto

Mesmo com a adesão ao tratamento em dia, é possível que você tenha receio de ter uma crise de tosse ou até mesmo se cansar ou sentir falta de ar durante o momento de intimidade. Porém, não deixe que esse medo te impeça de ter uma vida sexual ativa. Converse com o seu parceiro ou parceira e compartilhe o que se sentir à vontade sobre a doença para que possam aproveitar esses momentos juntos com mais tranquilidade. 

5. Fertilidade em mulheres e homens com fibrose cística

Mulheres com fibrose cística têm o muco cervical mais espesso e podem também desenvolver questões ovulatórias devido a desnutrição. Entretanto, a maioria das mulheres diagnosticadas com a doença são férteis e podem engravidar se não usarem métodos contraceptivos. Clique aqui para saber mais sobre esse tema.

De acordo com uma publicação da Cystic Fibrosis Foundation (CFF), estima-se que entre  97 a 98% dos homens com fibrose cística sejam inférteis, mas não são estéreis. Ou seja, eles podem produzir espermatozóides. Porém, ainda é possível que essas pessoas tenham uma vida sexual normal e tenham filhos biológicos com ajuda das técnicas de reprodução assistida (TRA). Saiba mais sobre fertilidade em homens com fibrose cística aqui.

Esperamos que essas informações tenham te ajudado com suas dúvidas sobre sexo e fibrose cística, mas caso siga com questionamentos sobre o tema, converse com um profissional da saúde. E lembre-se: a fibrose cística é parte do que você é, não o limite do que você pode ser!

Por Kamila Vintureli

Referências:

https://www.cff.org/managing-cf/fertility-men-cf

https://www.cff.org/fertility-women-cf

http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-03942004000200004

https://cysticfibrosisnewstoday.com/cystic-fibrosis-and-sexuality

Quer fortalecer o trabalho realizado pelo Unidos pela Vida? Clique aqui e escolha a melhor forma de fazer uma doação. 

Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.

Fale conosco