Pasta de grão de bico com beterraba e chips assado de mandioca (Fortini)

Comunicação IUPV - 23/08/2019 11:29

Inovar na cozinha e sempre preparar receitas novas deixa o nosso dia a dia muito mais gostoso. E que tal experimentar nossa receita hipercalórica de pasta de grão de bico com beterraba e chips assado de mandioca? Parece difícil, mas é super fácil de fazer e todos vão adorar! Confira!
Ingredientes da pasta de grão de bico:
1 xícara e meia de grão de bico cozido
2 beterrabas
3 colheres de sopa de tahine (pasta de gergelim) opcional
3 colheres de sopa de caldo de limão
Meia xícara de azeite
Sal e pimenta a gosto
Ingredientes do chips de mandioca:
500 gramas de mandioca sem casca
100 ml de azeite
160 gramas de Fortini
Modo de preparo da pasta de grão de bico:
1. Cozinhe a beterraba até que esteja macia.
2. No processador junte o grão de bico, a beterraba cozida, o tahine, o caldo de limão e o azeite. Bata até formar uma pasta e, se necessário, pare de bater, raspe a lateral do processador e misture os ingredientes com uma espátula. Misture o Fortini. Prove e tempere com sal. Se preferir mais lisinha, acrescente água filtrada aos poucos, batendo a cada adição, até atingir a textura desejada (mais rústica ou mais lisinha e cremosa).
3. Transfira a pasta de grão de bico para uma tigela, regue com um fio de azeite e sirva a seguir.
Modo de preparo do chips de mandioca:
1. Pré-aqueça o forno a 240ºC.
2. Lave e seque bem os pedaços de mandioca. Em uma tigela, com o descascador de legumes, faça tiras longas e finas ao longo do comprimento da mandioca. Tente aproveitar ao máximo o legume, as fitas não precisam ter o mesmo tamanho.
3. Unte com azeite uma assadeira grande, de preferência antiaderente. Espalhe as fitas de mandioca na assadeira. Não se preoucpe com a forma, pode dobrar e deixar uma na outra. Quanto mais rústico ficar, mais bonito o visual depois de assado.
4. Leve ao forno e deixe assar por cerca de 30 minutos até ficarem douradas e crocantes. Na metade do tempo, quando as pontas começarem a dourar, vire as fitas com uma pinça para assar por igual. Retire do forno e deixe os chips esfriarem na própria assadeira. Eles ficam mais crocantes depois que esfriam. Sirva a seguir. Se preferir, prepare os chips até um dia antes de servir. Depois de frios, armazene em temperatura ambiente em um pote com fechamento hermético ou em uma tigela bem fechada com filme.
Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo: 40 minutos
Nota importante: Receita criada pela nutricionista especialista em Fibrose Cística, Lenycia Nery, e pela chef de cozinha, Daniela Malavasi, especialmente para a segunda edição  do livro ‘Receitas para Cuidar da Família’, para a Vertex do Brasil e associações de Fibrose Cística do Brasil.

Fale conosco