Equipe de Fibra no Facebook é o maior grupo sobre exercícios físicos na Fibrose Cística da América Latina

Comunicação IUPV - 25/06/2020 09:59

Junho de 2020 ficará para a história da Equipe de Fibra, projeto do Programa de Incentivo à Atividade Física do Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística. Nesta data, o grupo da Equipe de Fibra no Facebook se tornou o maior grupo sobre exercícios físicos na Fibrose Cística da América Latina e o segundo maior do mundo!

E para marcar esse momento tão especial, conversamos com o Coordenador da Equipe de Fibra, Cristiano Silveira. Cristiano Silveira também é Biólogo, presidente da Associação Carioca de Assistência à Mucoviscidose (ACAM-RJ) e pai de fibra do Pedro, diagnosticado com Fibrose Cística.

“O principal objetivo da Equipe de Fibra é levar o entendimento de que os exercícios físicos são uma parte importante do tratamento para a Fibrose Cística. Trazemos informações sobre o assunto para divulgar, compartilhamos exemplos de atletas do Brasil e do mundo que realizam atividades físicas de uma maneira regular para complementar o tratamento, além de promover eventos e provas que ampliam a divulgação da Fibrose Cística em nosso país”, afirmou Cristiano. 

Fazer parte desse time de fibra é muito fácil: basta literalmente vestir a camisa do projeto e iniciar a prática de atividades físicas com ela. Clique aqui para adquirir a sua diretamente em nossa loja online. Com a camisa nas mãos, basta realizar seus exercícios diários ou participar de provas com ela. Não se esqueça de postar fotos nas mídias sociais para ampliar ainda mais a divulgação.

“É difícil escolher apenas um momento marcante da Equipe de Fibra. Tivemos vários, desde o primeiro ciclo de palestras, primeira participação em maratona, primeira vez que participamos dos jogos para transplantados… Mas, pessoalmente, os momentos mais marcantes aconteceram durante as provas que fiz ao lado do meu filho, Pedro, que tem Fibrose Cística. Em 2018 participamos juntos de uma prova em Curitiba/PR, 10km, super desafiadora, e ele me passou no final da corrida, ganhou com uma distância grande e foi homenageado durante a premiação. Esse foi, sem dúvidas, um momento especial, que coroou nossa trajetória, mas tenho certeza que teremos muitos como esse ainda”, relembrou Cristiano.

O título de maior grupo sobre exercícios físicos na Fibrose Cística conquistado pela Equipe de Fibra foi resultado de muito trabalho e dedicação. Trabalho que começou lá em 2011, quando o Cristiano reuniu várias pessoas, criou a camiseta alusiva à Fibrose Cística e, em parceria com o Unidos pela Vida, transformou a equipe em um projeto do Instituto.

“Crescemos muito, principalmente nas mídias sociais. No Facebook, o grupo é focado apenas na divulgação de histórias de atletas de fibra e temas relacionados à Fibrose Cística e prática esportiva. Foi uma linda surpresa quando, ao realizar um levantamento com outros grupos em diversos países, grupos que até servem como inspiração para a Equipe de Fibra, percebi que somos o maior grupo desse tipo da América Latina e o segundo maior do mundo. Isso me emociona e me dá muito orgulho, pois são muitos anos dedicados à causa, reunindo histórias, traduzindo conteúdos para informar as pessoas aqui no Brasil. Hoje, temos grupos da equipe em vários estados, como São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Espírito Santo, e esperamos que o movimento continue crescendo e impactando muitas vidas pelo país”, finalizou.

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco