Conhecendo a rotina de tratamento de quem tem fibrose cística | Rodando o Brasil Online

Comunicação IUPV - 26/05/2021 09:54

No dia 24 de maio de 2021 foi realizada a segunda transmissão da nova temporada do Rodando o Brasil Online, projeto realizado pela Vertex em parceria com o Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística.

Em formato de roda de conversa, as convidadas Mariella Brighenti Bortoluzzi e Thamiris Sabas, ambas diagnosticadas com fibrose cística e educadoras físicas, compartilharam um pouco sobre as rotinas de tratamento de quem tem fibrose cística. A videoaula foi mediada pela fundadora e diretora executiva do Unidos pela Vida, Verônica Stasiak Bednarczuk de Oliveira, e pelo coordenador da Equipe de Fibra e Diretor de Políticas Públicas e Advocacy do Instituto, Cristiano Silveira.

Thamiris Sabas ressaltou sobre as mudanças que a transição da infância para a adolescência e fase adulta trazem para a rotina de tratamento de quem tem fibrose cística e compartilhou um pouco do seu dia a dia com a doença.

“Nesta rotina de tratamento eu sempre opto pela praticidade e pela otimização do tempo. Dessa forma, consigo cumprir todas as etapas recomendadas pelos profissionais que me acompanham, desde a nebulização até a atividade física e o uso dos medicamentos. Além disso, uma das minhas prioridades é a organização nutricional. Faço várias refeições por dia e evito intervalos longos entre uma e outra. Em relação aos treinos, sempre busco definir metas, reconhecer os meus limites e sair da minha zona de conforto. Com tudo isso, meu objetivo principal é estar sempre bem.”

Mariella também falou sobre o seu dia a dia com a fibrose cística e reforçou que a pandemia causada pela covid-19 a motivou na busca por novas opções de atividade física para se manter ativa mesmo em casa.

“Minha rotina de tratamento envolve fisioterapia respiratória, uso de medicamentos e também a realização da atividade física. Com a pandemia eu tinha muito medo de sair para rua e precisei adaptar meus exercícios em casa mesmo. Comecei a fazer jump e pilates de solo. Também inclui a corrida, caminhada, ciclismo e passei a ficar mais ativa. Para quem quer começar a aderir aos exercícios físicos, minha principal dica é conhecer e respeitar o próprio corpo. Sabemos que períodos de inatividade vão acontecer, mas o importante é recomeçar quantas vezes forem necessárias. Comece, mesmo que você ache que não vai conseguir. O importante sempre é dar o primeiro passo.”

E as grandes lições deixadas pelas participantes, foram:

“O melhor dia para treinar é hoje”

“Comece e continue!”

“Que o furo na adesão ao tratamento não vire rotina”.

Não pode assistir? Clique no link abaixo e confira a transmissão completa! Caso tenha dúvidas sobre o tema, entre em contato conosco pelo (41) 99636-9493 ou contato@unidospelavida.org.br. A próxima videoaula acontece no dia 31/05/21, às 19h, sobre nutrição enquanto aliada indispensável na fibrose cística. Assista clicando aqui.

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco