“Não deixe a fibrose cística te limitar”: o que isso significa? – Por Daniel Ramos
Comunicação IUPV - 09/12/2024 08:04Por Daniel Ramos, diagnosticado com fibrose cística

Às vezes ouvimos muito o “não deixe a fibrose cística te limitar, ela é só uma condição extra”, como eu mesmo já disse e pensei algumas vezes. O curioso é que não paramos para pensar no que exatamente isso quer dizer, portanto, usarei essa frase como ponto chave nesse texto.
Há algum tempo fiquei pensando no que fiz de bom esse ano (o famoso “então é Natal, e o que você fez?”), e consegui levantar algumas coisas: estou no segundo ano da faculdade, e já dei uma oficina de modelagem 3D e outra de Python, além de ser monitor em Programação Linear (uma matéria da área de exatas). Além disso, quando me sobra tempo, costumo fazer algumas modelagens 3D e alguns sites.
O “X” da questão é que em nenhum momento eu cogitei desistir por conta da fibrose cística: tanto as oficinas que dei (e ainda dou, inclusive), quanto a mentoria, partiram da minha iniciativa, pois achei que seria uma experiência única e interessante.
Claro que foi preciso adaptar o horário de uma medicação ou outra, mas nada de tão absurdo. Observem que essa mudança de rotina é muito parecida com a de quando começamos o tratamento: foi algo que mudou nosso cotidiano, o que pode ser desafiador ou inédito na maioria das ocasiões.
Depois que esse filme passou pela minha cabeça, a conclusão que tenho ao ouvir a frase do início é que não se trata só do que as outras pessoas podem fazer normalmente, mas também do que elas não se dispõem a fazer ou apenas têm medo.
Não é qualquer um que tem a confiança de dar aulas para desconhecidos por seis meses, por exemplo, tão pouco auxiliar alunos de nível superior. Claro que fiquei um tanto ansioso, mas agora já é algo rotineiro, assim como meu tratamento.
Por fim, entendi que o significado dessa frase vai além: podemos sim fazer o que os outros fazem, e ainda mais se quisermos. Tentar já é um bom início. E é esse um dos motivos que me trouxe aqui: também não é qualquer um que está disposto a escrever textos tão pessoais, ainda mais quando diz respeito às nossas “limitações”. Eu quis fazer algo assim. Eu tentei fazer algo assim. E, bem, cá estamos.
Glossário
Mentorias: são programas oferecidos pela faculdade, em que um aluno voluntário é selecionado para tirar dúvidas sobre uma matéria específica.
Modelagem 3D: é um processo de criar representações tridimensionais de objetos e cenários utilizando software especializado. Essencial em áreas como design, cinema, engenharia e jogos.
Oficinas: são uma espécie de cursos, em que uma ou mais pessoas ensinam um tema específico para alunos ou interessados, com duração de um semestre.
Python: é uma linguagem de programação, útil no desenvolvimento web, automação de atividades, análise de dados e inteligência artificial.
Quer fortalecer o trabalho realizado pelo Unidos pela Vida? Clique aqui e escolha a melhor forma de fazer uma doação.
Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.