Tudo o que você precisa saber sobre a asma

Comunicação IUPV - 17/01/2025 09:05
Asma

Uma das doenças respiratórias crônicas mais comuns no Brasil, a asma atinge cerca de 20 milhões de brasileiros, entre crianças e adultos, de acordo com o Ministério da Saúde. Ela pode ser causada ou agravada por fatores ambientais e genéticos.

No caso dos aspectos ambientais, a exposição à poeira, aos ácaros e fungos, além de variações climáticas e infecções virais – como pelo vírus sincicial respiratório -, são os principais causadores ou agravantes da asma. Em relação aos fatores genéticos, o histórico familiar de alergias respiratórias é considerado.

Sintomas

Os principais sintomas da asma são tosse frequente (nem sempre com secreção),  chiados no peito, dificuldade para respirar, ansiedade e a respiração acelerada e curta. É comum que os sintomas piorem durante a noite e que as pessoas com a doença acordem nas primeiras horas da madrugada.

Diagnóstico

O diagnóstico da asma é clínico, e pode ser alcançado após a realização de consulta e avaliação médica, além de exame físico e de função pulmonar, como a espirometria. De acordo com o Ministério da Saúde, sempre que possível, o médico deverá solicitar a prova de função pulmonar para confirmar o diagnóstico e classificar a gravidade em cada pessoa. 

No caso de crianças de até cinco anos, o diagnóstico para a asma é somente clínico, considerando os sintomas apresentados e histórico do paciente, visto que nessa faixa etária existe uma maior dificuldade para a realização de exames funcionais e complementares.

Tratamento

A asma não tem cura, mas tem tratamento, e seu principal objetivo é dar mais qualidade de vida para a pessoa com a doença por meio do controle dos sintomas e da melhora da função pulmonar. 

O tratamento deve ser recomendado por um profissional da saúde e varia de acordo com os sintomas e histórico do paciente. O uso de medicamentos, como corticosteroides inalatórios (bombinha) e broncodilatadores, são recomendações comuns para quem tem asma, além da higienização do ambiente para evitar o acúmulo de poeira e ácaros. 

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, o Sistema Único de Saúde (SUS) fornece tratamento gratuito desde 2011 para pessoas diagnosticadas com asma por meio do Programa Farmácia Popular. Medicamentos como brometo de ipratrópio, dirpoprionato de beclometasona e sulfato de salbutamol podem ser obtidos, de forma gratuita, após a apresentação do CPF e da receita médica.

Em caso de dúvidas ou se identificar os sintomas em você ou em uma pessoa próxima, busque ajuda imediata.

Por Kamila Vintureli

Referências:

https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2024/junho/dia-de-controle-da-asma-conheca-os-tratamentos-e-medicamentos-disponiveis-no-sus

https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/a/asma/tratamento

https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/a/asma

Quer fortalecer o trabalho realizado pelo Unidos pela Vida? Clique aqui e escolha a melhor forma de fazer uma doação. 

Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.

Fale conosco