Unidos pela Vida participa de encontro internacional sobre resistência aos antibióticos
Comunicação IUPV - 02/07/2025 10:52No dia 1º de julho de 2025, o Instituto Unidos pela Vida participou do evento “Resistência aos Antibióticos em um Contexto One Health: Uma Agenda para o Futuro da Saúde Pública”, realizado na BiblioMaison, no Consulado da França no Rio de Janeiro. O objetivo foi promover o diálogo e propor estratégias integradas para enfrentar a crescente ameaça da resistência antimicrobiana (RAM), alinhadas à abordagem One Health – que reconhece a interdependência entre a saúde humana, animal e ambiental – e aos compromissos internacionais em direção à COP-30.

A presença do Instituto no evento aconteceu a convite da bioMérieux, parceira institucional do Unidos pela Vida e referência global em diagnóstico in vitro. Representando a instituição, o Diretor de Políticas Públicas e Advocacy, Cristiano Silveira, esteve presente no encontro, que reuniu representantes do governo, agências reguladoras, instituições acadêmicas, sociedades científicas e especialistas nacionais e internacionais.
A discussão sobre resistência aos antibióticos é urgente. Segundo estudo publicado na revista The Lancet, estima-se que mais de 39 milhões de pessoas podem morrer até 2050 em decorrência de infecções causadas por bactérias resistentes, caso medidas eficazes não sejam adotadas globalmente.
Para o Instituto Unidos pela Vida, a participação em eventos como este reforça o compromisso com a promoção da saúde pública, a prevenção de infecções e o fortalecimento de políticas intersetoriais que garantam o acesso seguro, racional e sustentável a medicamentos essenciais – especialmente para pessoas com doenças raras e respiratórias, que muitas vezes dependem de tratamentos contínuos e uso prolongado de antibióticos.
Quer fortalecer o trabalho realizado pelo Unidos pela Vida? Clique aqui e escolha a melhor forma de fazer uma doação.
Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.