Depoimento | Mãe Cladis Soethe
Instituto Unidos pela Vida - 07/05/2014 13:06“Esta é minha guerreira de fibra Maria Júlia, particularmente tudo da minha vida: vivo por ela, razão da minha vida, com ela aprendi muitas coisas. Ela nasceu dia 20/06/2010, linda e forte, e não sei porque mas eu a olhava e tinha certeza que precisaria de muitos cuidados.
Fomos para casa tudo tranquilo. Ela mamava muito bem no peito e em seguida a fralda estava cheia, enquanto trocava eu não dava conta de fraldas pois as fezes eram volumosas e em grande quantidade. Fizemos o teste do pezinho e deu alterado. Ela estava perdendo peso sem recuperação. Levei ela no médico, expliquei o que acontecia e Deus é tão maravilhoso que só em eu explicar ele já falou o que a minha filha tinha. Com teste do pezinho alterado e as fezes fédidas e volumosas, a suspeita era de Fibrose Cística: nosso chão caiu e ficamos sem saber o que fazer.
O médico nos encaminhou para o exame do suor e se nós não conseguimos pelo plano ele encaminharia para o Hospital Infantil. Com o medo de perdê-la, pedimos que a encaminhasse ao hospital para tratá-la com urgência. Internamos por 5 dias para fazer o exame do suor e não tivemos resultado, pois era inverno e nada de ela suar. Ganhamos alta, fomos fazer em outro laboratório e em duas semanas estava confirmado.
Começamos então o tratamento, díficil sim no início, mas pegamos o jeito de dar as enzimas e tudo foi se levando. Aos 7 meses Maria Júlia teve uma internação de 14 dias por desidratação e pseudomonas. Recebemos alta e em 3 dias eu precisa voltar a trabalhar e ela ir pra a escolinha. Os médicos me aconselharam a não colocar na escola e eu falei que iria tentar. Graças a Deus, desde os 7 meses ela vai na escolinha, adora, pede para ir e todos desde a cozinheira até a diretora sabem das enzimas nas refeições.
Hoje ela está bem graças ao bom Deus e a fé que temos. Ela vai completar 4 anos e a minha maior gratificação é que ela aceita toda medicação que precisa, por mais ruim que seja. Se eu falo que é para ela ficar boa, toma fazendo caras e bocas e ainda diz: ‘MINHA MÃE É SHOW PORQUE ELA CUIDA DE MIM!’
Depoimento enviado para a equipe do Instituto Unidos pela Vida por e-mail por Cladis Soethe.
Este relato tem cunho informativo. Não pretende, em momento algum, substituir ou inferir em quaisquer condutas médicas. Em caso de dúvidas, consulte sua equipe multidisciplinar.