Voluntário do Instituto Unidos pela Vida divulga a Fibrose Cística em Universidade da Flórida

Instituto Unidos pela Vida - 26/11/2014 07:37

Uma ação pra lá de inusitada nos Estados Unidos, realizada pelo estudante de medicina e voluntário do Instituto Thiago Arzua, levou informações sobre a Fibrose Cística dentro do campus da University of South Florida. Conciliando com o tema do Halloween, a ação foi nomeada como “Smashing Cystic Fibrosis” (Esmagando a Fibrose Cística) e atingiu mais de 100 pessoas.

“A ideia do evento começou na verdade com o Dia Mundial da FC, porém o dia em si foi uma semana depois que as aulas na minha universidade tinham começado. Acabamos por mudar para o final de setembro e com isso veio a ideia de fazer algo no tema de Halloween”, explica o estudante. Foram colocadas várias abóboras na área externa da faculdade – ícone do halloween americano, cada uma com a escrita “CF” (abreviação em inglês para Cystic Fibrosis – Fibrose Cística) e quem cruzasse por alí poderia esmagar o fruto com um taco, declarando guerra contra a ausência do diagnóstico para a doença.

Thiago ficou bastante orgulhoso com o resultado da ação e espera repetir o ano que vem. “Foi muito interessante ver como a maioria dos alunos, mesmo universitários, não sabiam sobre a doença. Ainda mais interessante foi quão aberto e prestativo todo o staff da minha universidade foi, dando muitas ideias e ajudando a aumentar o número de pessoas participando. Todo mundo envolvido concordou que vamos repetir o evento ano que vem, com todas as lições desse ano e provavelmente tentando trazer ainda mais participantes!”.

Thiago ainda contou que os participantes assinaram três petições direcionadas ao senado americano. “Uma para incentivar as pesquisas em FC, uma para garantir a continuidade dos programas de assistência médica aos pacientes e a última para garantir os testes de diagnóstico [como o teste do pezinho por exemplo]”, finaliza.

Veja as fotos da ação:

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco