Iniciando uma atividade física: a corrida por William Meirelles
Instituto Unidos pela Vida - 15/12/2014 00:00Dando início a nossa série de entrevistas sobre esportes e incentivo à prática de atividades físicas, conversamos com o professor de educação física William Meirelles, proprietário da Meirelles Assessoria Esportiva, empresa parceira do Instituto Unidos pela Vida e da Equipe de Fibra. Ele deu dicas imprescindíveis para quem se interessa pela corrida mas não sabe por onde e nem como começar:
Instituto Unidos pela Vida (IUPV): Quais são os primeiros passos para quem deseja iniciar um programa de exercícios?
William Meirelles (WM): Vá ao médico e faça exames para saber se está tudo em ordem para iniciar a atividade. Cada pessoa é única e precisa avaliar o seu caso! Depois, o novo atleta deve procurar um profissional de educação física, uma academia ou uma assessoria esportiva de qualidade que poderá orientá-lo nos treinos.
IUPV: Por que o acompanhamento médico e profissional é importante?
WM: Só o médico pode pedir exames que identificam patologias e indicar o tratamento ideal. E somente o profissional em educação física pode qualificar sua atividade física, com cargas e atividades de acordo com seus objetivos e, claro, com segurança.
IUPV: A corrida é uma atividade que rende mais do que as outras?
WM: Depende da sua motivação para a prática esportiva. Toda atividade é boa e vai te ajudar chegar em seu objetivo, só precisa saber qual te atrai mais e claro, fazer com orientação e suar a camisa. O bom da corrida é que quando está em uma prova você é premiado no final!
IUPV: Quais são as suas principais exigências?
WM: Para corrida é preciso de um pouco mais de disposição e dedicação, pois o condicionamento é sofrido e “massante”. Acredite que passando a fase inicial, você vai adorar correr.
IUPV: Quanto tempo antes do início da prática de corrida precisa realizar o preparo físico?
WM: Pode-se começar do zero pois a rotina de treinamento é sempre adequada ao seu condicionamento físico atual, melhorando pouco a pouco. Alternar trotes e caminhadas e algumas corridas intensas em curto espaço vão ajudar a te dar o condicionamento necessário a prática. Precisa de dedicação!
IUPV: Existe tênis específico? Por que é preciso se atentar neste cuidado?
WM: Sim. É importante procurar um médico ou fisioterapeuta específico para avaliar a postura e saber qual tênis mais adequado, antes mesmo da compra.
IUPV: Qual é a sua mensagem de incentivo para pais, pacientes com fibrose cística ou aqueles que desejam iniciar uma atividade através da corrida?
WM: Você sabia que a atividade física ajuda os pacientes com fibrose cística? Um trabalho de apneia por 15 minutos realizado em quatro pacientes com fibrose cística e quatro pessoas sem a patologia, observou que as pessoas de fibra no final de quatro semanas de treinamento tiveram um aumento de 51% na capacidade ventilatória pulmonar. Por isso a minha recomendação é de que vocês podem fazer uma atividade física! Escolham a mais atraente para você, pai de fibra, e para seus filhos. Afinal, somos o espelho para nossos pequenos!
Fonte pesquisa: Ventilatoria pulmonar Ventilatory muscle endurance training in normal subjects and patients with cystic fibrosis (1977).
Serviço:
Meirelles Assessoria Esportiva
Professor William Meirelles
(41) 9919-8941
meirellesassessoria@live.com
https://eutenhoumcorposaudavel.wordpress.com
Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.