Exercício aeróbico combate inflamações e enrijecimento dos pulmões em doenças respiratórias
Instituto Unidos pela Vida - 18/12/2014 00:30O Dr. em Educação Física Rodolfo Paula Vieira da Universidade Nove de Julho (Uninove) em São Paulo, estuda há dez anos os efeitos dos exercícios nas doenças pulmonares. Desde o seu doutorado, realizado na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), o pesquisador graduado em educação física vem mostrando e detalhando como o exercício aeróbico combate os efeitos nocivos das doenças respiratórias. Ele e seu grupo estudam os efeitos dos exercícios sobre a asma, DPOC, síndrome do desconforto respiratório agudo e pneumonia e também a situações de estresse como exposição à poluição atmosférica e fumaça de cigarro.
O grupo de Vieira recebeu um prêmio no congresso da European Respiratory Society, em setembro desse ano por um trabalho que descreveu o efeito protetor do exercício nas pneumonias causadas por Pseudomonas aeruginosa. “Foi o primeiro trabalho do nosso grupo em infecção respiratória”, conta o pesquisador, celebrando a boa acolhida no encontro internacional.
Os estudos até o momento usaram camundongos como modelo, mas em 2015 a universidade irá inaugurar um centro de avaliação física e reabilitação pulmonar aberto à população. O espaço contará com esteiras, bicicletas ergométricas e aparelhos de musculação, além de material para a coleta do material utilizado nas pesquisas.
Com o início dos testes com voluntários humanos e parcerias com hospitais e com o atendimento clínico na própria Uninove, Vieira promete muita novidades nos próximos anos.
Adaptado por Cristiano Santos, coordenador nacional da Equipe de Fibra.
Texto original: Revista Pesquisa FAPESP nº 225 de novembro de 2014.
Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.