Just Breathe: April, 43 anos

Instituto Unidos pela Vida - 12/10/2015 19:47

april

Fibrose Cística: uma doença que não é para os fracos de coração. É uma batalha diária que deve ser enfrentada com a cabeça erguida. Eu fui diagnosticada quando tinha um ano e meio. Na época, o médico sugeriu para os meus pais que eles me levassem para casa e aproveitassem ao máximo a minha presença. Isso, naquela ocasião, significava que a minha expectativa de vida provavelmente não era alta e não passaria dos 12 anos.

Graças aos cuidados dos meus pais, eu cresci muito mais saudável do que a maior parte das pessoas que tem FC. Assim que eu precisei tomar conta de mim mesma, isso mudou. Eu não me cuidava adequadamente e tive a minha primeira internação aos 20 anos. Depois disso, precisei ir para o hospital a cada dois anos e essas visitas aumentaram conforme fui ficando mais velha. Em 2008, eu estava com apenas 35% da minha função pulmonar, e percebi que a minha última chance de continuar vivendo era entrar na fila para um transplante de pulmão. No dia 20 de março de 2009, eu recebi uma segunda chance de viver. Me ligaram falando que eu finalmente ganharia pulmões novos, graças a uma linda menina de 14 anos que gostaria de fazer o bem mesmo depois de sua morte.

Eu devo muito a essa doadora e sua família, com a qual ainda mantenho contato. A recuperação foi dif
ícil, pelo fato de eu ter sofrido com um AVC. Além disso, precisei ficar por seis semanas no hospital, por causa de uma série de complicações. Mas assim que eu fui liberada, comecei a cuidar melhor da minha saúde.

Na maior parte das vezes, eu não me imagino como uma pessoa que tem Fibrose Cística. Em junho de 2010, eu corri 20 km com o meu marido e o pai da minha doadora. Desde então, nunca mais parei com essa atividade. Eu não tenho limitações físicas agora e posso fazer muito mais do que fazia há 20 anos. Eu corro, pelo menos, meia maratona por ano, e participo de uma série de provas de caridade. Eu sou mais abençoada do que imagino e sei que o espírito da minha doadora brilha fortemente através de mim.

Tanto a foto quanto o texto desse post são propriedade de Ian Ross Pettigrew e fazem parte do projeto Just Breath – Adultos vivendo com Fibrose Cística. A tradução e reprodução desses materiais no site do Instituto Unidos Pela Vida foram autorizados pelo autor.

Fale conosco