Vertex anuncia início da Fase 3: VX-809 em combinação com Ivacaftor, para Homozigoto Df508

Instituto Unidos pela Vida - 28/02/2013 16:18

A Vertex anuncia o início da Fase 3 do programa de estudo do VX-809 em combinação com Ivacaftor para o tratamento de pessoas com fibrose cística que têm duas cópias da mutação F508del
Fonte: http://investors.vrtx.com/releasedetail.cfm?ReleaseID=743425
Global estuda avaliar duas doses diferentes de VX-809 em combinação com ivacaftor
Dados de segurança e eficácia de 24 semanas e apresentação da Aplicação da Nova Droga são esperados em 2014
CAMBRIDGE, Massachusetts – (BUSINESS WIRE) – Vertex Pharmaceuticals Incorporated (Nasdaq: VRTX) anunciou hoje o início global da crucial fase 3 do programa de desenvolvimento para combinações de dose fixa de VX-809 (lumacaftor) e ivacaftor em pessoas com fibrose cística (FC), que tem duas cópias (homozigoto) da mutação no gene F508del na transmembrana reguladora da condutância da fibrose cística (CFTR). A Vertex planeja realizar dois estudos de 24 semanas da Fase 3 para apoiar a aprovação da combinação de VX-809 e ivacaftor em pessoas com FC acima dos 12 anos. Os estudos, TRÁFEGO e TRANSPORTE, terão dois grupos de tratamento, cada, que avaliarão VX-809 (600 mg QD ou 400mg a cada 12 horas ) em combinação com ivacaftor (250 mg a cada 12 horas), em comparação ao grupo placebo. A Vertex espera obter dados de segurança e eficácia de 24 semanas de ambos os estudos e apresentar um Nova Aplicação da Droga(NDA) para o Food and Drug Administration (FDA, órgão responsável americano, equivalente à ANVISA) e um “Pedido de Autorização de Propaganda” (MAA, Marketing Autorization Aplication) para a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) , enquanto se aguarda os resultados do estudo.
A Vertex também planeja realizar um estudo de segurança e farmacocinética para avaliar VX-809 em combinação com ivacaftor em crianças com FC de idades entre 6 e 11 anos que têm duas cópias da mutação F508del. A empresa espera usar os dados deste estudo para posterior registro nos Estados Unidos e continua as discussões com as agências europeias de regulamentação para pacientes nesta faixa etária.
Vertex vai sediar uma conferência para investidores e a mídia de hoje, 26 de fevereiro de2013 às 17:15 para discutir a Fase 3 do plano de desenvolvimento da empresa.
“Este programa de desenvolvimento de fase 3 é um avanço significativo em nossos esforços para desenvolver novos medicamentos que tratam a causa subjacente da fibrose cística para as pessoas com o tipo mais comum da doença”, disse Robert Kauffman, médico, Ph.D., Vice-Presidente Sênior e diretor médico da Vertex. “É importante ressaltar que esses estudos vão avaliar duas doses de VX-809, em combinação com ivacaftor por 24 semanas, e na pendência de dados, permitem submissões para EUA e autoridades reguladoras europeias. Pessoas com FC estão em necessidade urgente de novos tratamentos, e estamos comprometidos com a o avanço desta combinação Fase 3 através do desenvolvimento o mais rapidamente possível. ”
A fibrose cística é uma doença genética rara com encurtamento da expectativa de vida para a qual não há cura. Aproximadamente 70.000 pessoas no mundo inteiro têm CF, incluindo 30.000 nos Estados Unidos e 35.000 na Europa. Globalmente, cerca de metade das pessoas com FC têm duas cópias da mutação F508del.
Sobre os estudos de Fase 3: TRÁFEGO e TRANSPORTE
A Vertex planeja realizar dois estudos de 24 semanas, randomizados, duplos-cegos, controlados por placebo, da Fase 3 estudos de VX-809 em combinação com ivacaftor. TRÁFEGO e TRANSPORTE terão, cada, cerca de 500 pessoas com idades FC acima dos 12 anos que têm duas cópias da mutação F508del no gene CFTR, para um total de 1.000 pacientes. Os estudos têm o mesmo projeto e, juntos, serão realizados em cerca de 200 locais de ensaios clínicos na América do Norte, Europa e Austrália.
O objetivo primário de cada estudo é a relativa melhora da função pulmonar (VEF1 por cento predito) através de 24 semanas de tratamento, em comparação com placebo. Segurança e tolerabilidade também serão avaliadas através das 24 semanas. Os objetivos secundários através das 24 semanas incluem melhoria absoluta do VEF1, a mudança no índice de massa corporal (IMC) ou ganho de peso, número de exacerbações pulmonares e melhorias em pacientes relatados os resultados medidos pelo Questionário FC Revisado (CFQ-R), entre outros .
Cada estudo irá incluir dois grupos de combinação de tratamento e um grupo de placebo. Os grupos de tratamento irão avaliar dois regimes de VX-809 (600 mg a cada 12 horas ou 400 mg QD), em combinação com ivacaftor (250 mg a cada 12 horas). Os comprimidos de dose fixa que contêm tanto VX-809 e ivacaftor, ou placebo, serão utilizadas em ambos os estudos. A Vertex planeja seguir o período inicial do tratamento de 24 semanas com um estudo de extensão duplo-cego, onde todos os pacientes elegíveis, incluindo os que receberam placebo, receberão um dos regimes de combinação com um adicional de até 96 semanas. O desenho do estudo é o seguinte
 

Grupo de Tratamento
 
 
 
 
Regime de Doses de 24 Semanas
Groupo 1 (n=167)
 
 
 
 
VX-809 (600mg QD) + ivacaftor (250mg 12/12h)
Groupo 2 (n=167)
 
 
 
 
VX-809 (400mg 12/12h) + ivacaftor (250mg 12/12h)
Groupo 3 (n=167)
 
 
 
 
Placebo + Placebo

 
Sobre o Estudo em pacientes com idades 6-11 anos
Vertex também planeja realizar um estudo de VX-809 em combinação com ivacaftor em crianças com FC ma faixa etária dos 6-11 anos que têm duas cópias da mutação F508del. O estudo irá avaliar a farmacocinética e a segurança da associação por até 24 semanas. Vertex espera usar os dados deste estudo, juntamente com os dados de TRÁFEGO e TRANSPORTE, para registro da combinação, nos Estados Unidos, em crianças de 6 a 11 anos, após o registo em pacientes com idade entre 12 anos e mais velhos. Na Europa, a empresa está em negociações com agências reguladoras em relação aos pacientes nessa faixa etária.
Dados da Fase 2 apoiando o Projeto de Experimento da Fase 3
Os estudos de fase 3 anunciados hoje são apoiados por dados de um estudo de fase 2 de VX-809 em combinação com ivacaftor. Os dois regimes de combinação de dosagem selecionados para avaliação na Fase 3, foram avaliados em grupos 2 e 3 do estudo de fase 2.
Grupo 2: Como relatado anteriormente, a dose de uma vez ao dia (QD) de 600 mg de VX-809 em combinação com ivacaftor (250 mg a cada 12 horas), foi avaliada em 21 pacientes, na segunda parte (coorte 2) do estudo de Fase 2 e resultaram em melhorias estatisticamente significativas na função pulmonar (dentro do grupo e versus placebo) durante o período de administração de combinação.
Estudo em pessoas com uma cópia da mutação F508del
Além de estudos de Fase 3 em pessoas com duas cópias da mutação F508del, a Vertex planeja realizar um estudo de fase 2 exploratório de 8 semanas de VX-809 em combinação com ivacaftor em pessoas de 12 anos ou mais com uma cópia (heterozigotos) da mutação F508del em um alelo e uma segunda mutação que não se espera que responda nem ao ivacaftor ou VX-809 sozinho. Este estudo foi desenvolvido para fornecer segurança adicional e dados de função pulmonar na combinação em pacientes heterozigotos, e vai avaliar a combinação de duas vezes ao dia (12h) de VX-809 (400mg) e ivacaftor (250mg).
VX-809 e ivacaftor foram descobertas como parte de uma colaboração com a Cystic Fibrosis Foundation Therapeutics, Inc., a afiliada de descoberta e desenvolvimento de medicamentos sem fins lucrativos da Cystic Fibrosis Foundation.
Sobre Fibrose Cística e a combinação de VX-809 e Ivacaftor
A fibrose cística é uma doença genética rara, com encurtamento da expectativa de vida que afeta cerca de 70.000 pessoas em todo o mundo, incluindo 30 mil pessoas nos Estados Unidos e 35.000 na Europa. A idade média prevista de sobrevivência para uma pessoa com FC que nasce hoje é entre 34 e 47 anos, mas a idade média de morte continua a ser na faixa dos 20 anos. A causa mais comum de morte entre pessoas com fibrose cística é uma doença pulmonar, que resulta de infecções recorrentes e inflamação pulmonar crônica.
FC é causada por defeito ou inexistência de uma proteína de CFTR resultante de mutações no gene regulador da condutância transmembrana da fibrose cística (CFTR). As crianças devem herdar dois genes CFTR defeituosos – um de cada pai – para ter FC. Existem mais de 1800 mutações conhecidas no gene CFTR. Algumas destas mutações, as quais podem ser determinadas por um teste genético ou genotipagem, levam à FC criando proteína CFTR não funcional ou a menos na superfície da célula. A ausência de proteína CFTR normal resulta em baixo fluxo de sal e de água para dentro e fora da célula de um número de órgãos, incluindo os pulmões.
Em pessoas com a mutação mais comum no gene CFTR, F508del, pouca ou nenhuma proteína CFTR atinge a superfície da célula. Como resultado, o muco espesso e pegajoso se acumula e bloqueia as passagens em vários órgãos, conduzindo a uma variedade de sintomas. Em particular, o muco se acumula e obstrui as vias aéreas nos pulmões, causando infecções pulmonares crônicas e danos pulmonares progressivos. Acredita-se que o VX-809, conhecido como um corretor de CFTR, ajuda a proteína CFTR a atingir a superfície da célula. Ivacaftor, conhecido como um potenciador de CFTR, mantém os canais de proteína CFTR na superfície da célula abertos mais tempo para aumentar o fluxo de sal e de água para dentro e para fora da célula. Globalmente, cerca de metade das pessoas com FC têm duas cópias da mutação F508del e um adicional de um terço têm uma cópia da mutação F508del.
Conrfome anunciado em janeiro de 2013, a FDA concedeu a designação de Terapia em fase de testes ao regime de combinação de VX-809 com ivacaftor para a fibrose cística.
História de colaboração com a Cystic Fibrosis Foundation Therapeutics, Inc. (CFFT)
A Vertex iniciou seu programa de pesquisa em FC em 1998, como parte de uma colaboração com CFFT, a afiliada de descoberta e desenvolvimento de medicamentos sem fins lucrativos da Cystic Fibrosis Foundation nos EUA. Esta colaboração foi expandida para apoiar a descoberta e desenvolvimento acelerado de moduladores da Vertex CFTR.
Sobre a Vertex
A Vertex cria novas possibilidades na medicina. Nossa equipe de pesquisa, desenvolve e comercializa terapias inovadoras para que as pessoas com doenças graves possam levar vidas melhores.
Os cientistas da Vertex e nossos colaboradores estão trabalhando em novos medicamentos para curar ou avançar significativamente o tratamento da hepatite C, fibrose cística, artrite reumatóide e outras doenças potencialmente fatais.
Fundada há mais de 20 anos em Cambridge, Massachusetts, temos agora em curso programas de pesquisa em todo o mundo e sites nos EUA, Rino Unido e Canadá. Hoje a Vertex tem mais de 2.000 funcionários em todo o mundo, e por três anos consecutivos, a revista Science nomeou Vertex um dos seus Top Employers (Melhores Empregadores) nas ciências da vida.
Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.
 

Fale conosco