Apoie o movimento em prol da vida das pessoas com doenças graves e raras!
Instituto Unidos pela Vida - 06/05/2017 08:00Manifestações defendem o fornecimento público de tratamentos de saúde. Pacientes, amigos e familiares por todo o Brasil integram o Movimento “Minha Vida Não Tem Preço”
Entre os dias 20 e 21 de Maio vários Estados brasileiros vão realizar manifestações organizadas pelo movimento “Minha Vida Não Tem Preço”. As mobilizações têm como objetivo sensibilizar sociedade, gestores, profissionais de saúde e operadores do direito sobre a importância do fornecimento de medicamentos de alto custo que não estão incluídos no Sistema Único de Saúde (SUS).
As mobilizações também reivindicam maior comprometimento do Estado com a entrega de medicações já inseridas em protocolos dos Sistema Público de Saúde e com aqueles tratamentos garantidos aos pacientes por determinações judiciais. Dezenas de veículos da imprensa vem noticiando o desabastecimento das farmácias e a falta de entrega dos medicamentos que já constam nas listas do SUS, o que tem prejudicado milhares de pacientes com a interrupção do seu tratamento e com comprometimentos irreversíveis à sua saúde.
Sobre o movimento “Minha Vida Não Tem Preço”
O “Minha Vida Não Tem Preço” é um movimento informal formado por dezenas de associações e grupos de pacientes de todo o Brasil que representam mais de 50 patologias, entre doenças graves e raras. Desde setembro de 2016 trabalha para sensibilizar a sociedade sobre a importância da manutenção do fornecimento público de tratamentos de alto custo registrados ou não pela Anvisa. A gravidade da doença e a complexidade para a elaboração de um tratamento adequado torna o acesso para um cidadão comum inviável, por conta dos custos.
Estima-se que de 6% a 8% da população mundial sofra com alguma doença rara e no Brasil esse número chega a 13 milhões de pessoas. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o desafio torna-se ainda maior considerando que 95% das doenças raras não possuem tratamento específico e dependem de uma rede de cuidados paliativos bem estruturada, que assegure uma melhor qualidade de vida aos pacientes atendidos.
O movimento “Minha Vida Não Tem Preço”, em sete meses de atividade, já articulou diversas ações, organizando manifestações públicas em forma de mutirões de conscientização, caminhadas e uma Vigília em Frente ao Supremo Tribunal Federal, as vésperas da ultima sessão que debateu a pauta. Além disso, recolhe assinaturas em um abaixo assinado que já conta com mais de 400 mil apoiadores. O manifesto está disponível em: www.change.org/minhavidanaotempreco.
A mobilização já está confirmada em várias cidades. Confira as datas e locais e participe! Acesse aqui as artes e ajude a divulgar o movimento em sua cidade.
DIA 20/05:
Local: Praça Roberto Del Guercio /Em frente à prefeitura.
Data: 21/05 – Domingo
Horário: 10:00 h