Conheça as diferenças entre asma e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)

Comunicação IUPV - 07/05/2024 07:19
Diferenças entre asma e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)

A asma e a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) são duas patologias comumente confundidas pela sociedade em geral, principalmente por conta de algumas semelhanças em relação aos seus sintomas. Para te ajudar a conhecer mais sobre essas doenças, o Instituto Unidos pela Vida  listou as principais diferenças entre asma e Doença Pulmonar Obstrutiva (DPOC).

Conhecendo as patologias

Progressiva, mas tratável, a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) se caracteriza pela dificuldade na respiração e expiração, situação que acontece por conta do fluxo de ar limitado dentro e fora dos pulmões. Ela não é uma doença só: existem diversos tipos de doenças pulmonares obstrutivas crônicas, como enfisema pulmonar, bronquite crônica e até mesmo a asma. Dados estimados pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) mostram que sete milhões de pessoas sofrem com DPOC no Brasil. 

A asma é considerada uma patologia inflamatória crônica que causa o estreitamento das vias respiratórias, dificultando a passagem de ar e afeta mais de 20 milhões de pessoas no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde.

Muitas vezes, quem possui asma, pode desenvolver DPOC. Tanto na asma quanto na DPOC, há o estreitamento das vias aéreas, havendo uma piora repentina, também chamada de exacerbação. Entretanto, a forma como isso acontece é que as difere.

Causas 

A asma é uma doença hereditária com fatores ambientais e biológicos sem causa definida e que, em grande parte dos casos, costuma se manifestar ainda  durante a infância. É uma resposta inflamatória e alérgica do organismo face a algum agente externo, que funciona como gatilho.

No caso da DPOC, o desenvolvimento acontece depois que o paciente é exposto de forma prolongada a gases e partículas nocivas  por muitos anos, surgindo, muitas vezes,  como consequência do tabagismo.

Sintomas

Os principais sintomas da asma são tosse frequente (nem sempre com secreção),  chiados no peito,  dificuldade para respirar e a respiração acelerada e curta. No caso da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), os sinais característicos são os pigarros, tosse crônica e com secreção, e falta de ar durante a realização de atividades do dia a dia.

No caso da asma, é comum que os sintomas piorem durante a noite e as pessoas atingidas acordem nas primeiras horas da madrugada. Na DPOC, principalmente a tosse com secreção, tende a piorar no início do dia.

Faixa etária

A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é essencialmente desconhecida em crianças, e é considerada uma patologia rara entre adultos jovens que não tenham histórico de deficiência de alfa-1 antitripsina e sua prevalência aumenta após os 40 anos de idade. 

Já a asma é uma patologia com início mais frequente durante a infância, podendo também ser diagnosticada em outras fases da vida.

Prevenção

Por se tratar de uma doença hereditária com fatores ambientais, não é possível prevenir a asma. No caso da DPOC, a única prevenção  possível é  evitar o tabagismo e a inalação da fumaça do cigarro como fumante passivo e de outros gases nocivos à saúde, como de máquinas industriais, queima de lavouras, lixo, lenha e a poluição do ar. A DPOC ainda não tem cura uma vez desenvolvida, mas tem controle.

Apesar de não ser possível prevenir a asma, também é possível  controlar as crises seguindo algumas recomendações simples, como manter o ambiente limpo e sem o acúmulo de sujeira e pó, praticar exercícios físicos regularmente, evitar cheiros fortes e beber muito líquido.

Procure ajuda

Mesmo com essas informações, você ainda pode ter dúvidas sobre essas patologias. Por isso, caso esteja com suspeita de asma ou Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), busque ajuda médica imediatamente. 

Mesmo que muitas vezes os medicamentos para asma e DPOC sejam os mesmos e as duas doenças possam aparecer juntas, as duas condições têm planos de tratamento bastante diferentes. Apenas um profissional da saúde poderá avaliar o seu caso da melhor forma possível e auxiliar com a busca pelo diagnóstico correto e tratamento adequado.

Você também pode entrar em contato com a Central do Pulmão, serviço de atendimento pela Associação Brasileira de Apoio à Família com Hipertensão Pulmonar e Doenças Correlatas (ABRAF). A Central do Pulmão está preparada para dar orientações sobre hipertensão pulmonar, fibrose pulmonar, asma grave, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e insuficiência cardíaca. O serviço está disponível gratuitamente pelo telefone 0800 042 0070 ou por WhatsApp.

Por Kamila Vintureli

Referências:

https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/a/asma

https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/a/asma/prevencao#:~:text=Tome%20a%20vacina%20da%20gripe,Pratique%20atividades%20f%C3%ADsicas%20regularmente

https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistahupe/article/view/8488

https://pt.gaapp.org/diseases/copd/copd-vs-asthma/

https://cdd.org.br/noticias/relatorio-dpoc/ https://bvsms.saude.gov.br/21-6-dia-nacional-de-controle-da-asma-5/

Quer fortalecer o trabalho realizado pelo Unidos pela Vida? Clique aqui e escolha a melhor forma de fazer uma doação.

Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.

Fale conosco