Conheça os principais sintomas da aspergilose
Comunicação IUPV - 02/02/2026 16:46
Doença infecciosa causada pelo contato com o fungo Aspergillus, a aspergilose pode causar sintomas como dificuldade para respirar, dor no peito, perda de peso, febre acima de 38ºC e tosse persistente, que pode conter catarro ou até mesmo sangue.
De acordo com o Ministério da Saúde, a espécie patogênica Aspergillus fumigatus é responsável por 90% dos casos de aspergilose. Porém, existem outras espécies que também causam a doença, mas com menor incidência, como Aspergillus flavus, Aspergillus niger e Aspergillus terreus.
O fungo Aspergillus não é transmitido de uma pessoa para outra, nem de animais para humanos. O risco acontece quando a pessoa inala partículas microscópicas do fungo, que estão naturalmente presentes no ambiente, especialmente no solo. Ao entrar no organismo pelas vias respiratórias, o pulmão é o órgão mais frequentemente afetado. Em alguns casos, o fungo pode se espalhar na corrente sanguínea.
Fibrose cística
Na fibrose cística, a complicação mais comum da infecção por Aspergillus fumigatus é a aspergilose broncopulmonar alérgica (ABPA), com prevalência estimada entre 2 e 8% em pessoas diagnosticadas com a doença, sendo mais comum em adultos.
Embora alguns pacientes possam ser assintomáticos, é comum que a ABPA cause sintomas como asma mal controlada, tosse com secreção e sibilância. O tratamento deve ser indicado pela equipe médica e pode incluir o uso de corticóides inalatórios e broncodilatadores.
Para saber mais sobre a aspergilose, clique aqui e acesse o nosso texto completo sobre o tema. Em caso de dúvidas, busque a ajuda de um profissional da saúde.
Por Kamila Vintureli
Referências:
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Aspergilose. 2026. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/a/aspergilose. Acesso em 30 jan. 2026.
RESENDE, M. C. M. de; ATAÍDE, R. B.; MARQUES, L. F.; SOUZA, M. O. de; SANTIAGO, I. F. Aspectos gerais da Aspergilose na Fibrose Cística. Grupo Elite Cursos Médicos, Medicina – Belo Horizonte – MG – Brasil, 2019. DOI: https://dx.doi.org/10.5935/2238-3182.20210028.
Quer fortalecer o trabalho realizado pelo Unidos pela Vida? Clique aqui e escolha a melhor forma de fazer uma doação.
Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.