Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.
Cuide bem do seu inalador!
Instituto Unidos pela Vida - 22/06/2017 08:30As bactérias podem contaminar os nebulizadores que passam então a ser fontes de infecção nos pulmões. Portanto, eles devem ser submetidos à limpeza e à desinfecção.
Os 4 passos seguintes devem ser seguidos, logo após o uso:
- Limpeza: lavar as mãos com água e sabão; desmontar as partes do nebulizador (exceto mangueira e compressor) e lavá-las com detergente neutro e água da torneira; colocá-las em recipiente, pano ou papel toalha limpo.
- Desinfecção: há vários métodos e o melhor será decidido entre o fisioterapeuta ou enfermeiro e o paciente ou cuidadores, respeitando-se as orientações do fabricante do aparelho.
- Enxague (apenas quando for usado um método frio de desinfecção): enxaguar as partes desinfectadas do nebulizador com água fervida, durante 5 minutos (esperar a água esfriar antes de enxaguar).
- Secagem: deixar secar após o enxague, em pano ou papel toalha seco e limpo; guardar em recipiente seco, limpo e com tampa, quando as peças estiverem totalmente secas; lavar as mãos com água e sabão quando terminar os cuidados.
Fonte: Fibrose Cística para pacientes e seus cuidadores/ editado por Maria das Graças Rodrigues de Oliveira … et al. 2. ed. – – Belo Horizonte: Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico-NUPAD/FM/UFMG, 2017.
—