Depoimento | Mãe Arisa Rocha
Instituto Unidos pela Vida - 08/07/2014 09:57“Minha história começa com muita alegria pela chegada do meu terceiro filho: um misto de felicidade e medo de começar tudo de novo. Imagine então para meu caçula, Luis de 12 anos e meu primogênito de 13! Uma alegria só! Os meses foram passando até que quando estava com 35 semanas tive uma internação por diabetes gestacional no dia 15/08/2013. Com 3,780 kg e 48 cm meu sonho chegou lindo. Fomos para casa, onde tudo parecia normal, até então uma ligação do hospital solicitava uma nova coleta do teste do pezinho.
Fiquei preocupada o que poderia dar errado no exame mas mesmo assim aguardamos o resultado. Novamente o Hospital informou uma alteração no teste e que seria necessário consultar um pediatra. Meu mundo pareceu desmoronar quando imprimi o resultado: a pequena alteração era Fibrose Cística, uma doença desconhecida para mim.
O pediatra parecia não conhecer a FC mas é claro que Deus sempre manda anjos em forma de pessoas para nos ajudar nos momentos difíceis. É como se a luz aparecesse no final do túnel. Ao ligar para a APAE, um anjo chamado Gisele com todo carinho e sensibilidade me atendeu, pediu uma cópia do exame e mais tarde me enviou uma carta médica com orientações sobre os sintomas e o pedido de requerimento do Teste do Suor, com consulta agendada com a especialista Dra. Neiva Damasceno.
A doença é uma caixinha de surpresas: ele já internou quatro vezes, perdeu peso mas hoje está bem. Sei da importância do diagnóstico precoce para um tratamento adequado e triagem pelo teste do pezinho. Às vezes tenho recaídas mas sei que tenho que ser forte para acompanhar meu anjo nessa jornada.”
Depoimento enviado para a equipe do Instituto Unidos pela Vida por e-mail por Arisa Rocha.
Este relato tem cunho informativo. Não pretende, em momento algum, substituir ou inferir em quaisquer condutas médicas. Em caso de dúvidas, consulte sua equipe multidisciplinar.