Depoimento | Mãe Karla Feroleto

Instituto Unidos pela Vida - 11/12/2014 02:00

DSC06697

Quando o diagnóstico para Fibrose Cística veio, Guilherme Hilgert Feroleto tinha apenas 60 dias desde o seu nascimento. “Descobrimos que ele tinha FC no Teste do Pezinho e com 2 meses ele já estava em tratamento”, lembra a mãe de fibra Karla Inês Hilgert Feroleto, de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul.

Hoje aos 9 anos, ele já assume praticamente “sozinho” o seu tratamento. “A medida que a criança vai crescendo ela já assume sua rotina: faz as fisioterapias sozinho e sabe a importância dela, controla as enzimas em todas as refeições. Mas, é claro que os pais precisam estar sempre de olho. Aqui em casa, existem regras e horários para o tratamento. É só seguir, simples assim – quem dera que fosse tão simples.. risos”, brinca a analista de sistemas.

Por indicação médica, a mãe colocou o filho aos 4 anos na natação e judô. “Na verdade, a médica sempre orientou que seria muito bom ele pegar o gosto pelo esporte e isto acontece bem cedo. Então sempre perguntava nas consultas se ele já estava fazendo alguma atividade física. Aos 5 anos trocou a natação pelo futebol, treinando duas vezes por semana. Aos 8 anos começou a treinar vôlei no colégio, duas vezes por semana também”, conta a mãe.

10515133_855701381109278_4927966434328564380_oHoje Guilherme pratica futebol e vôlei quatro vezes por semana e ainda participa dos campeonatos que sempre acontecem aos finais de semana. “No início, achávamos que seria muita atividade física e ele iria emagrecer um monte, uma vez que para adquirir peso sempre precisamos estar cuidando muito da comida. Mas, pelo contrário, só ajudou. Ele passou a comer mais, cada vez mais, e quando iniciou a prática nos dois esportes é que a curva de crescimento e peso evoluíram consideravelmente”.

Já são cinco anos sem internações e poucas intervenções de antibióticos na vida do menino. “Posso garantir para vocês que o esporte contribuiu muito para a saúde do meu filho. Em momento algum o esporte substitui o tratamento, ele apenas complementa e auxilia. O tratamento deve ser seguido a risca por todos os pacientes, conforme a orientação médica”, afirma Karla.

Lugar garantido no pódio

Imagem 065Por praticar a mais tempo, as maiores conquistas de Guilherme são no futebol. “Ano passado [2013], ele ganhou como Destaque do Ano pela escolinha de futebol, na categoria sub9. Este ano [2014] já ganhou primeiro lugar em 4 campeonatos e ainda estamos aguardando outros resultados. Cada jogo é um momento único para ele e para nós, pais, que nos realizamos assistindo o seu desempenho em cada jogo”, conta a mãe.

Quando a família teve contato com a Equipe de Fibra, o menino já está estava engajado no esporte. “É ótimo enxergar todo o trabalho que eles fazem na divulgação da Fibrose Cística e da importância do esporte junto com o tratamento da doença. E a cada dia, observamos mais adeptos pela mesma luta. É um incentivo”.

Mensagem de motivação

Seus filhos podem tudo!!! Qualquer esporte trará benefício, basta dar oportunidades e incentivar sempre! É maravilhoso sentir a Fibrose Cística como apenas mais uma tarefa a seguir no dia a dia e conseguir ter uma vida normal, com várias conquistas e realizações. Não percam as esperanças, a medicina evolui a cada dia, e a cura talvez esteja logo chegando. Sigam a risca o tratamento e vamos ser felizes, curtir cada momento, com nossos pequenos de fibra”, finaliza a mãe.

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco