06 de junho é o Dia Nacional do Teste do Pezinho!

Comunicação IUPV - 06/06/2020 08:00

O dia 06 de junho marca a passagem do Dia Nacional do Teste do Pezinho, data criada para conscientizar a população sobre a importância deste exame para a saúde e qualidade de vida dos bebês. Gratuito e obrigatório para todos os recém-nascidos brasileiros, o Teste do Pezinho faz parte do Programa de Triagem Neonatal do Ministério da Saúde e todos os estados do Brasil estão credenciados para realizá-lo.

De maneira geral, o Programa de Triagem Neonatal trabalha na triagem e acompanhamento de seis doenças, são elas: Fibrose Cística, Hiperplasia Adrenal Congênita, Deficiência da Biotinidase, Anemia Falciforme, Hipotireoidismo Congênito e Fenilcetonúria. 

Quando devo realizá-lo?

O Teste do Pezinho deve ser realizado entre o 3º e 7º dia de vida do bebê e pode ser feito nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de todo o Brasil, além de maternidades e hospitais credenciados. O teste é realizado por meio da coleta de algumas gotinhas de sangue do calcanhar do bebê. Esse procedimento é simples, rápido e pode fazer toda a diferença para a vida do seu filho.

É muito comum que os pais tenham um pouco de receio em relação à realização do exame. Será que vai doer? Meu filho vai sofrer? Mas não precisa se preocupar! Apesar de ser comum que os bebês chorem durante a realização do Teste do Pezinho, o teste não trará nenhum prejuízo para a saúde do seu filho, pelo contrário, garantirá que ele terá um diagnóstico precoce e acesso ao tratamento adequado mais rapidamente, caso alguma doença seja identificada.

Fibrose Cística

O Teste do Pezinho é dividido em 4 fases e cada uma dessas etapas é responsável pela identificação de determinadas doenças. No caso da Fibrose Cística, a identificação pode ser feita a partir da fase 3 do exame, já disponível gratuitamente em todos os estados brasileiros, de acordo com o Ministério da Saúde.

Mas fique atento! O Teste do Pezinho não realiza sozinho o diagnóstico da Fibrose Cística. Ele é uma etapa extremamente importante para que o diagnóstico precoce da doença seja alcançado porque realiza a triagem dos bebês que podem ter Fibrose Cística. Isso significa que, caso o Teste do Pezinho dê alterado para a patologia, outros exames devem ser realizados para confirmar ou descartar o diagnóstico. No caso da Fibrose Cística, o exame considerado padrão ouro para o seu diagnóstico é o Teste do Suor. Clique aqui para conferir os locais que realizam esse teste no Brasil.

Então não se esqueça: exija a realização do Teste do Pezinho no seu filho entre o seu 3º e 7º dia de vida. Essa atitude poderá mudar o futuro do seu bebê! Aproveite para compartilhar essas informações entre seus amigos e familiares. Quanto mais pessoas souberem sobre a importância do Teste do Pezinho, mais vidas poderão ser impactadas positivamente em todo o Brasil!

Por Kamila Vintureli

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco