Dia Nacional do Teste do Pezinho: seis fatos sobre o exame que você precisa saber

Comunicação IUPV - 06/06/2023 07:41
Dia Nacional do Teste do Pezinho

No Brasil, o dia 6 de junho marca a passagem do Dia Nacional do Teste do Pezinho, exame que faz parte do Programa de Triagem Neonatal do Ministério da Saúde, é gratuito e obrigatório para todos os recém-nascidos brasileiros.

O Dia Nacional do Teste do Pezinho foi criado para conscientizar a população sobre a importância deste exame para a saúde dos bebês, e para fazer parte deste movimento o Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística compartilha agora seis fatos sobre o Teste do Pezinho que você precisa saber.

1. Doenças identificadas pelo Teste do Pezinho

Além de realizar a triagem da fibrose cística, atualmente o Teste do Pezinho também identifica a hiperplasia adrenal congênita, a deficiência da biotinidase, a anemia falciforme, o hipotireoidismo congênito e a fenilcetonúria.

Em 26 de maio de 2021, foi sancionado o Projeto de Lei (PL) 5043/20, que amplia o número de doenças triadas pelo Teste do Pezinho, que passará a identificar 14 grupos de patologias de maneira escalonada. Porém, é importante lembrar que a lei tem um ano para entrar em vigor e quatro anos de prazo total para implantação do Teste do Pezinho ampliado no Sistema Único de Saúde (SUS).

2. O Teste do Pezinho é obrigatório!

Agora que você já sabe quais são as doenças triadas pelo exame, é importante reforçar que o Teste do Pezinho é gratuito e obrigatório para todos os recém-nascidos brasileiros. Ele é um direito e pode mudar a vida do seu filho, por isso, exija a sua realização. 

3. Período de coleta do Teste do Pezinho

É fundamental que o Teste do Pezinho seja feito entre o 3º e o 7º dia de vida do bebê. Cumprindo este período, caso ele indique alguma alteração, testes complementares poderão ser realizados de maneira mais rápida para confirmar ou descartar o diagnóstico. Isso possibilitará que a família busque e tenha acesso ao tratamento adequado rapidamente, o que ajuda a evitar possíveis complicações para a saúde do recém-nascido.

4. Saiba onde realizar o Teste do Pezinho

O Teste do Pezinho pode ser feito nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e em algumas maternidades e hospitais credenciados em todo o Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde, em 2019, o SUS já possuía 22.353 pontos estabelecidos para realização do Teste do Pezinho no país.

5. Teste do Pezinho ampliado

Como compartilhamos no item 1, o Teste do Pezinho ampliado ainda não está disponível no SUS e de maneira gratuita. Por enquanto, ele segue sendo oferecido em hospitais e maternidades particulares do Brasil e há custo para a sua realização. Por isso, caso tenha interesse em fazê-lo, informe-se na maternidade sobre valores e cobertura do seu plano de saúde.

6. O Teste do Pezinho não faz o diagnóstico da fibrose cística

O Teste do Pezinho é fundamental para a triagem da fibrose cística, mas não realiza sozinho o seu diagnóstico. Caso ele indique a alteração para a doença, o Teste do Suor deve ser feito para confirmar ou descartar essa identificação. Clique aqui e confira a lista completa com os locais que fazem o Teste do Suor em todo o país. Além dele, exames genéticos também podem ser feitos para alcançar o diagnóstico da fibrose cística.

Esperamos que este conteúdo tenha ampliado seu conhecimento sobre o Teste do Pezinho, mas caso você ainda tenha dúvidas sobre o tema ou precise de ajuda para a realização deste exame ou do Teste do Suor, entre em contato conosco pelo contato@unidospelavida.org.br ou (41) 99630-0022. Sempre terá alguém do time Unidos pela Vida à sua disposição para ajudar.

Por Kamila Vintureli

Referências:

https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2021-05/ao-vivo-bolsonaro-sanciona-pl-que-amplia-o-teste-do-pezinho

https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2021/05/27/sancionada-lei-que-amplia-doencas-rastreadas-em-teste-do-pezinho-do-sus

https://www.gov.br/pt-br/noticias/saude-e-vigilancia-sanitaria/2019/06/ministerio-da-saude-reforca-a-importancia-do-teste-do-pezinho-entre-o-3o-e-5o-dia-de-vida

https://www.canalsaude.fiocruz.br/noticias/noticiaAberta/ministerio-da-saude-reforca-a-importancia-do-teste-do-pezinho-entre-o-3o-e-5o-dia-de-vida06062019

Quer fortalecer o trabalho realizado pelo Unidos pela Vida? Clique aqui e escolha a melhor forma de fazer uma doação.

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco