E porque o Beijo é Salgado?

Instituto Unidos pela Vida - 26/05/2010 20:33

Antes de mais nada, precisamos esclarecer uma coisa: não é o beijo da pessoa com Fibrose Cística que é salgado!!! Então, se você tem FC e está querendo dar um beijinho em alguém, não se preocupe! Ninguém vai perceber que você tem FC só por causa do gosto do seu beijo. 😉

É a pele de quem tem FC que pode ser mais salgado do que a das outras pessoas, e isso pode ser notado principalmente nos dias mais quentes, quando suamos mais.

Como vimos na parte 5 (clique para ler), foi a partir dessa constatação que foi possível desenvolver o teste do suor para o diagnóstico da FC. O exame ainda hoje é o padrão ouro de diagnóstico, embora já existam outros métodos como a diferença do potencial nasal e a investigação genética (investigação das mutações).

As pessoas com FC têm muito mais sal (cloro e sódio) no suor do que as pessoas sem FC, mas por que isso acontece? Porque as glândulas sudoríparas, responsáveis pela produção do suor, são glândulas exócrinas e, como já vimos, possuem células com um grande número de canais CFTR (clique para entender o CFTR). Quando esses canais estão ausentes, em menor número ou não funcionam corretamente, o suor fica com maior concentração de sal do que o normal. Isso ocorre porque além de água, o suor retira do nosso sangue algumas substâncias e entre elas estão os chamados eletrólitos – cloro (Cl) e sódio (Na+) – que quando juntos formam o sal (NaCl).

A glândula sudorípara é dividida em duas partes: a glândula propriamente dita que parece um novelo e o ducto (um canal comprido por onde o suor é transportado da glândula até a superfície da pele). O ducto tem a função de reabsorver o Cl e o Na+ do suor. Quando os canais CFTR do ducto estão afetados pela FC o cloro não é reabsorvido e, consequentemente, o sódio também não. Assim o suor acaba chegando à superfície com elevadas concentrações de sal. Em algumas pessoas com FC é possível até ver uma penugem branca sob os pelos formada pelo acúmulo do sal.

É por isso que crianças com FC têm maior risco de apresentar um problema chamado hiponatremia (diminuição da concentração de sódio no plasma sanguíneo) que pode levar à anorexia e ao baixo ganho de peso. Para se evitar isso recorre-se à suplementação de sal, particularmente quando estamos em ambientes muito quentes ou quando temos perda excessiva de líquido e, também, em caso de febre, suor ou aceleração na freqüência respiratória.

Portanto, cuide da hidratação. Isso ajuda a evitar a hiponatremia e também a fluidificar as secreções. Use uma pitadinha de sal na água ou, se preferir, soro caseiro. Bebidas isotônicas e água de coco também são uma ótima alternativa.

Autores:
– Cristiano Silveira, Biólogo, pai de um menino com FC.
– Verônica Stasiak, especialista Psicologia Clínica, paciente com Fibrose Cística

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco