Equipe de Fibra – Entrevista com Priscilla Machado

Comunicação IUPV - 16/06/2021 07:02

A Equipe de Fibra, projeto do Programa de Incentivo à Atividade Física do Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística, possui atletas, profissionais e amadores, espalhados pelo Brasil e pelo mundo. E agora chegou a hora de conhecermos a nova integrante deste time: Priscilla Pinheiro Machado.

Priscilla mora no Rio de Janeiro/RJ e é mãe de fibra do Antônio, diagnosticado com fibrose cística nos primeiros meses de vida. Ela afirma que desde que seu filho nasceu ela havia abandonado a prática de atividades físicas e passou a dedicar todo o seu tempo aos cuidados que a doença exige no dia a dia da família.

“Antônio teve alguns problemas ao nascer, por isso acabei me deixando de lado e focando totalmente nele. Eu passava dia e noite pensando na fibrose cística. Em janeiro de 2020 essa opção começou a trazer graves consequências. Eu estava passando mal constantemente e descobri uma pedra na vesícula, situação que se complicou em julho. Foi neste momento que decidi que precisava fazer algo pela minha saúde. Comecei uma dieta e retomei a prática de exercícios físicos.”

Os atletas da equipe de fibra optam por várias modalidades esportivas, como caminhada, corrida, ciclismo, natação, entre outros. No caso da Priscilla, a opção escolhida foi o crossfit.

“Fiz uma aula experimental e fiquei encantada. De lá pra cá, já perdi 30 quilos, fiz muitos amigos, superei meus medos, fiquei mais competitiva e o melhor de tudo é que conquistei isso sem deixar de lado todos os cuidados com o Antônio. Nessa jornada, aprendi que também tenho que cuidar de mim.”

Priscilla afirma que encontrou no crossfit uma válvula de escape que a ajudou a se transformar em uma pessoa melhor, mais saudável e feliz.

“Desde que comecei foram muitas conquistas. Como eu era sedentária, não conseguia correr nem 100 metros e agora eu me desafio todos os dias. Fazer parte da Equipe de Fibra me fez perceber como o exercício físico pode ser transformador em nossas vidas, não apenas fisicamente, mas psicologicamente também. Quando encontramos um esporte que nos traz satisfação durante sua prática, ele afeta nossa vida além da carne e osso. Por isso, acredito que o projeto tem um papel fundamental de incentivo à atividade física entre as pessoas com fibrose cística e seus familiares, permitindo que mais indivíduos possam vivenciar experiências maravilhosas com o esporte como eu estou vivendo agora.”

Para toda a comunidade da fibrose cística do Brasil, em especial aos pais e mães de fibra, Priscilla deixa uma linda mensagem de força e incentivo:

“Lembre-se sempre de cuidar de você para poder cuidar da melhor maneira possível de quem você ama. Tire um tempo do seu dia para se exercitar, mesmo que seja dentro da sua casa. Isso vai fazer um bem tremendo para você e também para a sua família. Devemos aproveitar a vida muito além da fibrose cística. Quando recebemos o diagnóstico parece que a vida gira em torno da doença, mas precisamos aproveitar todas as possibilidades que temos ao nosso redor também.”

Você também pode fazer parte da Equipe de Fibra! Basta começar a praticar atividades físicas. E se quiser vestir a camisa do time, basta clicar aqui, adquirir a sua e começar a divulgar a fibrose cística por onde for.

Por Kamila Vintureli

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco