Dia dos Pais – Entrevista com Felipe Alberto

Comunicação IUPV - 08/08/2021 07:32

Em 2021 o dia 08 de agosto marca a passagem do Dia dos Pais. E para homenagear todos os papais de fibra do Brasil, o Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística entrevistou o Felipe Alberto, pai do Davi, de sete meses e diagnosticado com fibrose cística com um mês de vida após triagem no Teste do Pezinho e confirmação no Teste do Suor. Felipe afirma que nunca tinha ouvido falar sobre a doença antes de receber o diagnóstico do filho.

“Foi um grande susto e, infelizmente, tomei a decisão errada de procurar no Google mais informações sobre o tema. Tudo foi um processo. Começamos a seguir pessoas nas mídias sociais que têm a doença, conversar com outros familiares que também vivem essa realidade para entender melhor como seria o nosso dia a dia, e visualizar se o que estava na Internet realmente era verdade. Esses contatos clarearam a nossa mente, tiraram a nossa angústia e o peso de saber que o nosso filho tão esperado tem uma doença rara”.

Logo após o diagnóstico, Felipe e sua família foram encaminhados para iniciar o tratamento do Davi no Centro de Referência da região. Ele afirma que os profissionais da saúde também ajudaram neste processo de entendimento da doença, além de encaminhar a família para a Associação Carioca de Assistência à Mucoviscidose (ACAM-RJ), onde também receberam orientações e apoio de toda a equipe.

“Fomos recebidos por pessoas maravilhosas e totalmente dispostas a nos ajudar. Um tempo depois, conheci o Instituto Unidos pela Vida pelo Instagram. Essa descoberta me fez perceber, de uma vez por todas, que não estamos sozinhos. Davi é o maior presente que Deus me deu e sei que Ele estava nos capacitando para este momento tão especial. Sabemos que o Davi tem uma doença rara e sem cura, mas isso não é nada perto do bebê maravilhoso que ele é. Às vezes até esquecemos da doença, mas nunca deixamos de lado nossas responsabilidades. Estaremos sempre unidos por essa causa e fazendo parte desta nova família de fibra.”

Diagnóstico precoce

Felipe ressalta a importância do Teste do Pezinho na vida do Davi e de toda a família. Graças ao exame, a fibrose cística foi identificada logo no primeiro mês de vida de Davi, situação que permitiu que a família buscasse ajuda e o tratamento adequado de maneira rápida e precoce.

“Costumo dizer que existem cinco mandamentos da fibrose cística e o primeiro deles é: realize o Teste do Pezinho. Nos casos em que o diagnóstico é confirmado, este exame fará toda a diferença. O segundo mandamento é realizar o tratamento com profissionais especializados, o terceiro é não ter medo de falar sobre a doença para seus amigos e familiares, o quarto é procurar pessoas diagnosticadas com fibrose cística para conhecer mais sobre suas realidades, e para finalizar, seguir corretamente todo o tratamento”.

De acordo com Felipe, esses cinco itens o ajudaram no processo de aceitação da doença. Além dessas dicas, ele afirma acreditar que o futuro para toda a comunidade da fibrose cística do Brasil será de muitas vitórias, e que ser pai de fibra é sinônimo de doçura e companheirismo.

“Eu amo amar o meu filho. Muitas vezes, por medo ou vergonha, deixamos de dizer o que sentimos e isso pode ser muito ruim no futuro. Por isso, todos os dias eu demonstro todo meu amor pelo Davi. Falo e assumo que ele é a razão do meu viver, meu grande amor, amigo, confidente, tudo para mim.” 

Para finalizar, Felipe afirma que faz questão de estar presente em todas as etapas do tratamento de Davi e acredita que todos os pais de fibra também deveriam se envolver mais e fazer parte de verdade da vida e da rotina dos seus filhos.

“O Davi já é o meu grande e verdadeiro herói. Sei que daqui 10, 20, 50  anos, ele estará aqui lendo esta homenagem. Eu te amo muito filho. Nós, pais de fibra, somos especiais e fomos escolhidos a dedo. Devemos amar mais e nos dedicar a essa missão que a fibrose cística trouxe para nossas vidas. Tenho certeza que a fibrose cística é apenas uma parte do Davi, pois ele é gigante perante a doença”.

Hoje, e todos os dias, o time do Unidos pela Vida parabeniza todos os pais de fibra do Brasil!

Por Kamila Vintureli

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco