Saindo de Férias com a Fibrose Cística!
Instituto Unidos pela Vida - 17/12/2015 11:37Manter o tratamento da Fibrose Cística em dia é um desafio para muitos pacientes, devido a quantidade de coisas que precisam ser feitas todos os dias. Mas, essa rotina pode ficar um pouco mais difícil quando os pacientes se distraem com as diversões nas férias!
Então, listamos alguns pontos importantes que precisam ser lembrados pra poder aproveitar tudo de melhor nesse verão, principalmente no que diz respeito à alimentação e nutrição!
Planeje com antecedência
Preveja situações onde os alimentos essenciais podem não estar disponíveis e prepare antecipadamente alguns lanches e refeições que podem ser usufruídos no caminho da viagem, se necessário. Quando você está fora do seu ambiente rotineiro, pode ser tentador esquecer de se manter na linha, como comer o que é apropriado e também nos horários programados. Evite complicações e deslizes estando atento a isso tudo antes de começar a arrumar as suas malas!
Monte um estoque de maneira inteligente
Uma das melhores formas de cuidar da saúde de sua família é fazer compras com o propósito certo antes da viagem. Compre alimentos que podem ser de fácil consumo, como barrinhas de cereais, frutas secas, queijos, biscoitos, entre outros. Mantenha os produtos perecíveis, como queijos e iogurtes em um ambiente resfriado, podendo utilizar para isso uma bolsa térmica.
Não esqueça das vitaminas
Outra forma de evitar possíveis dificuldades nutricionais durante sua programação de férias é incluir vitaminas A, B, C, D, E e K na dieta. Vitaminas em geral são sempre importantes para pessoas que vivem com Fibrose Cística, mas as vitaminas A e E, em especial, são extremamente necessárias durante uma viagem, já que essas podem ajudar a combater infecções e também aumentam a imunidade do organismo.
Planejar-se com antecedência e separar os alimentos antecipadamente para uma viagem pode parecer um tanto desagradável de início, mas um pouco de esforço pode te ajudar a garantir que você ficará saudável e que também irá curtir ao máximo o tempo livre com a sua família.
Além disso, queremos que você só tenha lembranças boas quando sua viagem acabar, e não precise se preocupar com novas intercorrências de saúde!
Faça uma agenda
Se for preciso, coloque em um caderno tudo o que você precisa tomar ao longo do dia. Cole na geladeira, no painel do carro, ou programe alarmes no seu celular. Assim, você recebe um aviso na hora de tomar o remédio e pode voltar tranquilo para a piscina!
Proteja-se!
Não esqueça de outras importantes dicas: Use protetor solar, não exponhas-se ao sol nos horários em que ele está mais forte, hidrate-se constantemente e, não menos importante, DIVIRTA-SE muito!
Link original: https://www.chef4cf.com/articles/article5.html, com tradução de Leandro Martins e ajustes por Verônica Stasiak Bednarczuk, Psicóloga.
Crédito imagens: Google Imagens
Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.