Fisioterapeuta do HC de Curitiba lança materiais informativos sobre fisioterapia respiratória na fibrose cística

Comunicação IUPV - 06/05/2022 09:10

Para auxiliar pessoas com fibrose cística que fazem acompanhamento no Hospital das Clínicas de Curitiba/PR, a fisioterapeuta Dra. Letícia Pereira do Amaral lançou materiais informativos sobre fisioterapia respiratória na fibrose cística no formato impresso e também por meio de vídeos disponibilizados no YouTube.

Ela iniciou esse trabalho em 2021, quando passou a atender pessoas diagnosticadas com fibrose cística na Unidade de Internação do Hospital das Clínicas de Curitiba/PR, um dos Centros de Referência para o tratamento da doença no Estado.

“Comecei ajudando algumas pessoas com quadros de exacerbações que necessitavam de internamento e da realização da fisioterapia respiratória diariamente”, relembrou Dra Letícia. “Em 2022, os atendimentos no ambulatório de fibrose cística tiveram início. Foi quando passei a desenvolver um trabalho de avaliação, monitorização e orientação desses indivíduos com fibrose cística em relação ao autocuidado e fisioterapia, incentivando também a prática de exercícios físicos”, comentou.

Com o objetivo de ajudar na orientação e adesão ao tratamento das pessoas com fibrose cística atendidas no ambulatório, Dra Letícia desenvolveu diversos materiais impressos com orientações sobre assuntos relevantes no cenário da doença, como aparelhos de fisioterapia respiratória, técnicas autoaplicáveis, inalação e desinfecção de equipamentos.

“Os conteúdos são entregues para essas pessoas para servir como um roteiro que ensinará as principais técnicas de fisioterapia e também como um reforço para o seu autocuidado.” Dra Letícia ainda ressalta que muitas informações presentes nesses materiais foram baseadas em conteúdos publicados no site do Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística. “O portal é rico em informações e imagens que podem, sem dúvidas, auxiliar na adesão ao tratamento desses indivíduos”, afirmou.

Além dos materiais impressos, Dra Letícia produziu uma série de vídeos que também abordam técnicas de fisioterapia respiratória no cenário da fibrose cística. Clique aqui para conferir e aproveite para se inscrever no canal para não perder nenhuma atualização. “Vivemos na era dos vídeos na Internet, então pensei que produzir esses conteúdos poderia ser uma forma atrativa para ajudar pessoas com fibrose cística a realizarem seus exercícios respiratórios de uma forma guiada e que favoreça o autocuidado”, afirmou.

Desde o início do trabalho no Hospital das Clínicas, Dra Letícia já atendeu cerca de 40 pessoas com fibrose cística. Ela afirma que é um grande desafio e uma verdadeira missão conseguir ajudá-las a ter mais saúde e qualidade de vida.

“Eu acredito que a adesão ao tratamento é a chave para uma vida mais saudável para quem tem fibrose cística. Pude notar que adolescentes e adultos, muitas vezes, estão cansados do seu tratamento e acabam não fazendo a fisioterapia respiratória e a atividade física. Por isso, creio que meu papel como fisioterapeuta é incentivar as pessoas que atendo todos os dias a continuarem lutando por uma vida com mais saúde”, afirmou.

Para finalizar, Dra Letícia ressaltou que o tratamento para a fibrose cística é difícil, demanda muito tempo e comprometimento. “Por isso, minha mensagem para as pessoas que têm a doença é: lutem todos os dias e cuidem-se. Vocês não estão sozinhos nesta luta, pois ao lado de vocês está uma equipe de profissionais que está pronta para dar todo o apoio necessário.”

Você pode saber mais sobre o papel da equipe interdisciplinar no tratamento da fibrose cística clicando aqui e conferindo a cartilha Cartilha Profissionais de Fibra: conhecendo a equipe multidisciplinar da fibrose cística.

Quer fortalecer o trabalho realizado pelo Unidos pela Vida? Clique aqui e escolha a melhor forma de fazer uma doação.

Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.

Fale conosco