Avaliação da função pulmonar associado a exercícios físicos em pacientes com Fibrose Cística

Comunicação IUPV - 28/10/2019 14:47

Resumo de pesquisa realizada por Lucieli Boschetti Vinhal, Flavio Monteiro Ayres, Yasmim Queiroz dos Santos, Raquel Vidica Fernandes, Marília da Silva Garrote e  Lusmaia Damasceno Camargo Costa. O artigo fez parte do volume exclusivo sobre Fibrose Cística da revista Visão Acadêmica da Universidade Federal do Paraná (UFPR), edição lançada em setembro de 2019 em alusão ao Mês Nacional de Conscientização da Fibrose Cística e que pode ser acessada na íntegra clicando aqui.
O objetivo da pesquisa foi avaliar a função pulmonar em pacientes com fibrose cística submetidos a um programa de exercícios. Trata-se de um ensaio clínico, randomizado, controlado. A amostra foi composta por 14 participantes, divididos em grupo experimental (GE) e grupo controle (GC), no qual o GE foi submetido a um protocolo de exercícios aeróbicos e fisioterapia respiratória supervisionada e o GC a exercícios respiratórios não supervisionados.
A função pulmonar foi avaliada através da espirometria e manuovacuômetria pré e pós- intervenções, com 40 sessões respectivamente. Utilizou-se o programa Statistical Package for Social Sciences (SPSS) versão 23.0 para análise estatística, e adotou-se nível de significância de p<0,05.
Os grupos foram similares na avaliação inicial. Em relação à comparação intragrupos, observaram-se diferenças estatisticamente significantes no GE para volume expiratório forçado (VEF1), capacidade vital forçada (CVF), pressão inspiratória máxima (PImax) e pressão expiratória máxima (Pemax) após período de intervenção. Conclusão: A função pulmonar apresentou resultados benéficos após o protocolo de exercícios físicos e respiratórios.
Você pode conferir esse estudo na íntegra clicando aqui.
Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco