Fundadora do Unidos pela Vida é destaque na revista The Lancet Respiratory Medicine

Comunicação IUPV - 14/02/2025 15:35

A The Lancet Respiratory Medicine, uma das mais renomadas revistas científicas do mundo, destacou a história e a atuação da fundadora e diretora executiva do Instituto Unidos pela Vida, Verônica Stasiak Bednarczuk de Oliveira.

A edição de 12 de fevereiro trouxe, na seção Spotlight – Patient Perspective, uma entrevista completa sobre a trajetória de vida, desafios e conquistas de Verônica, pesquisadora na área de Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS). Clique aqui para ler.

A entrevista foi concedida ao jornalista Tony Kirby, e abordou temas como o diagnóstico tardio para fibrose cística, a criação do Instituto Unidos pela Vida, a jornada acadêmica no mestrado e doutorado na Universidade Federal do Paraná (UFPR), além da experiência de Verônica com o medicamento Trikafta.

Durante a conversa, Verônica também abordou a luta da comunidade mundial da fibrose cística para ampliar o acesso a tratamentos inovadores. 

“Durante mais de duas horas de entrevista, pude destacar que a luta ainda não acabou, afinal, milhares de pacientes ao redor do mundo ainda aguardam aprovações regulatórias e preços mais justos para conseguirem o acesso aos novos moduladores do CFTR. Vamos batalhar até que todos tenham acesso aos melhores tratamentos disponíveis, pois não se trata apenas de sobreviver, mas de realmente viver”, enfatizou Verônica à revista.

A entrevista representa um marco na visibilidade da fibrose cística mundialmente, além de reforçar a importância do trabalho contínuo por mais equidade no acesso às tecnologias de saúde. Leia o texto completo clicando aqui.

Por Kamila Vintureli

Quer fortalecer o trabalho realizado pelo Unidos pela Vida? Clique aqui e escolha a melhor forma de fazer uma doação. 

Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.

Fale conosco