Calor e fibrose cística: saiba mais sobre a hiponatremia

Comunicação IUPV - 31/01/2024 07:00

Com a chegada do verão e a elevação das temperaturas em todo o país, muitas perguntas sobre os cuidados que as pessoas com fibrose cística precisam ter durante a estação mais quente do ano estão surgindo. Uma dessas questões diz respeito à hiponatremia, condição que pode trazer prejuízos para a saúde de quem tem a patologia.

Para ajudar pessoas com a doença e familiares a tirarem suas dúvidas sobre o tema o Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística conversou com o biólogo Cristiano Silveira. Confira abaixo mais este conteúdo da série Perguntas e Respostas sobre a Fibrose Cística.

Fique atento aos sintomas

Pesquisas indicam que pessoas com fibrose cística podem perder até 10 vezes mais sal pelo suor do que os indivíduos que não têm a doença. Essa situação acontece porque as glândulas sudoríparas de quem tem a patologia possuem canais CFTR em menor número ou que não funcionam corretamente, aumentando a concentração de sal.

De acordo com Cristiano, essa perda excessiva de sal pelo suor pode acabar causando a hiponatremia, situação caracterizada pela redução dos níveis de sódio no plasma sanguíneo e que resulta em sintomas como náuseas, cólicas, perda de energia, cansaço, irritação, tontura e confusão mental. 

Se você tem fibrose cística, é amigo ou familiar de uma pessoa com a doença, em dias com temperatura mais elevada, fique atento aos sintomas citados acima. Se esses sinais forem identificados, opte pela reposição de sal (eletrólitos) na alimentação e por meio de bebidas isotônicas imediatamente. Mas fique atento! De acordo com Cristiano, a recomendação para a dosagem desta reposição deve ser feita por um profissional da saúde, como um gastroenterologista ou nutricionista.

Hiponatremia x desidratação 

O biólogo Cristiano ainda afirma que, infelizmente, é muito comum que as pessoas confundam a hiponatremia com a desidratação. Por isso, é preciso ter muita cautela e observar os sinais com atenção, já que cada uma dessas condições possuem um manejo diferente. No caso da desidratação, o sintoma mais comum é a boca seca e a sede em excesso, situação que indica que o corpo precisa de líquidos com urgência.

“Pode ser um risco chegar em um hospital e informar que a pessoa com fibrose cística está com desidratação. Isso pode levar a equipe do atendimento de emergência a realizar uma conduta equivocada e que pode trazer sérios prejuízos para a saúde desta pessoa. Por isso, é fundamental observar os sintomas das duas condições citadas e informar os profissionais da saúde sobre cada um deles. Dessa forma eles poderão optar pelo tratamento correto naquela situação.”

Em caso de dúvidas, lembre-se sempre de procurar um médico. Este profissional poderá lhe orientar da melhor maneira possível. E se você tiver uma sugestão de tema para nossa série de textos Perguntas e Respostas sobre a Fibrose Cística, entre em contato com o Unidos pela Vida pelo contato@unidospelavida.org.br ou (41) 99636-9493.

Por Kamila Vintureli

Revisado por Cristiano Silveira, biólogo, coordenador da Equipe de Fibra e presidente da Associação Carioca de Assistência à Mucoviscidose.

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco