O Teste do Pezinho deu positivo para fibrose cística, e agora?

Comunicação IUPV - 09/08/2023 07:21
Teste do Pezinho positivo para fibrose cística

O Teste do Pezinho é um exame gratuito, de realização obrigatória para todos os recém-nascidos brasileiros e que faz parte do Programa de Triagem Neonatal do Ministério da Saúde.

Ele atua na identificação de doenças como a hiperplasia adrenal congênita, deficiência da biotinidase, anemia falciforme, hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria e da fibrose cística.

Em 26 de maio de 2021, foi sancionado o Projeto de Lei (PL) 5043/20, que amplia o número de doenças triadas pelo Teste do Pezinho, que passará a identificar 14 grupos de patologias de maneira escalonada. Porém, é importante lembrar que a lei tem um ano para entrar em vigor e quatro anos de prazo total para implantação do Teste do Pezinho ampliado no Sistema Único de Saúde (SUS).

Triagem

É importante ter em mente que, apesar de sua relevância na identificação dos recém-nascidos que podem ter fibrose cística, o Teste do Pezinho não realiza sozinho o diagnóstico da doença. Quando esse exame vier alterado para fibrose cística, é necessário realizar também o Teste do Suor, para confirmar ou descartar o diagnóstico. 

Saiba mais sobre o Teste do Suor

O Teste do Suor é considerado o exame padrão ouro para o diagnóstico da fibrose cística. Ele pode ser realizado em hospitais e laboratórios de todo o Brasil. Clique aqui e confira uma lista preparada pelo Instituto Unidos pela Vida com os principais locais onde o exame pode ser agendado.

O Teste do Suor é um exame simples, indolor, não invasivo e pode ser feito em qualquer fase da vida, atuando também nos casos de diagnóstico tardio da doença. Nas situações em que o Teste do Pezinho indica a alteração para a fibrose cística, o Teste do Suor deve ser realizado no bebê.

O exame realiza o estímulo do suor na pessoa examinada e uma análise de condutividade. Após essa etapa, uma dosagem quantitativa de cloreto na amostra é coletada e o diagnóstico laboratorial é finalmente alcançado.

Importante: apenas um profissional da saúde pode fazer a análise dos resultados do exame para confirmar ou descartar o diagnóstico.

Mas por que o suor?

A fibrose cística é uma doença genética, rara e sem cura que causa sintomas como pneumonia de repetição, diarreia, tosse crônica, pólipos nasais e dificuldade para ganhar peso e estatura. Além desses, um dos principais sintomas da doença é o suor mais salgado que o normal, situação que faz com que a pele da maioria das pessoas que têm fibrose cística seja mais salgada do que a pele dos indivíduos que não têm a doença. 

Essa situação acontece porque as glândulas sudoríparas, responsáveis pela produção do nosso suor, são glândulas exócrinas e que possuem células com um grande número de canais CFTR. Quando esses canais não existem, estão em menor número ou têm problemas de funcionamento, o suor fica com uma concentração de sal mais elevada do que o normal. A partir desta observação, foi possível desenvolver o Teste do Suor para o diagnóstico da fibrose cística.

Encontre ajuda

Agora que você já sabe mais sobre a importância do Teste do Pezinho para a triagem e do Teste do Suor para o diagnóstico da fibrose cística, compartilhe essas informações entre seus amigos e familiares. E se você ainda tem dúvidas sobre esse tema ou precisa de ajuda para a realização desses exames em você ou em alguém próximo, entre em contato com o Unidos pela Vida pelo telefone (41) 99630-0022 ou pelo e-mail contato@unidospelavida.org.br.

Por Kamila Vintureli

Referências:

https://www.spsp.org.br/site/asp/recomendacoes/Rec_73_Pneumo.pdf

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá ajudar com todas as suas perguntas.

Fale conosco