Just Breathe: Jamie, 27 anos
Instituto Unidos pela Vida - 03/08/2015 11:24Eu tinha três meses quando fui diagnosticado com Fibrose Cística. Na época, os médicos falaram para a minha família que essa notícia não era boa, e que pessoas que nasciam com FC viveriam no máximo até os 10 anos.
Desde que eu era muito pequeno, a ideia da “morte” foi introduzida na minha vida, e eu vivi com medo por bastante tempo. Então, uma coisa maravilhosa aconteceu! Eu adotei uma postura de que eu possuia FC, mas que a FC não podia me possuir. Existe uma série de coisas na vida que podemos controlar, e uma série de outras que não podemos. Então, em vez de perder energia em besteira, eu decidi viver a minha vida plenamente, aceitando novos desafios, fazendo a mudança e trabalhando duro para criar a melhor versão de mim mesmo.
Nos últimos cinco anos, eu sofri com a morte de um sobrinho, mudei de religião, me separei de uma mulher, assumi que sou gay, me casei com um homem, consegui um diploma como Designer de Interiores e comecei meu próprio negócio — tudo isso enquanto luto contra FC.
A vida não é fácil, mas é definitivamente linda.
O maior desafio que enfrentei com a doença é ter que lidar com pessoas que não sabem o que é Fibrose Cística. As pessoas sempre olham para mim e dizem “ahh, você tem uma doença? Mas você parece tão bem!”. Muito obrigado! Entretanto, apenas 38% do meu pulmão funciona, eu tomo tantos comprimidos que não consigo nem contar, eu faço fisioterapia todos os dias e, só para mencionar, sinto dor a cada vez que respiro. Nem toda doença é óbvia.
Dito isso, neste momento eu estou mais feliz e saudável do que já estive em toda a minha vida. Eu devo viver uma vida autêntica e cuidar de mim. Eu sou quem eu sou hoje por causa de todas as dificuldades pelas quais já passei. E, de verdade, eu não me arrependo de nada!
Tanto a foto quanto o texto desse post são propriedade de Ian Ross Pettigrew e fazem parte do projeto Just Breath – Adultos vivendo com Fibrose Cística. A tradução e reprodução desses materiais no site do Instituto Unidos Pela Vida foram autorizados pelo autor.