Les Chroniques 2 Gwens & Instituto Unidos Pela Vida

Instituto Unidos pela Vida - 03/03/2015 14:43
Na foto, nossa Diretora Geral, os "Gwens" e o Guilherme Laars

Na foto, nossa Diretora Geral, os “Gwens” e o Guilherme Laars

Uma coisa é fato: existem muitas pessoas (que a gente nem consegue imaginar!) inspiradoras mundo afora. Sabendo disso e querendo documentar essas “figuras” com histórias que são muito boas para ficarem guardadas, Gwendal e Gwenn, dois franceses de 33 anos, resolveram viajar por 6 meses gravando um documentário chamado Les Chroniques 2 Gwens.

Entre os diversos países do itinerário estava o Brasil, e uma das pessoas escolhidas para dar entrevista foi a nossa Diretora Geral, Verônica Stasiak Bednarczuk. A dupla francesa chegou até a Verônica de uma forma muito interessante.

No ano passado, nossa Diretora Geral foi colega do Guilherme Laars em um workshop. O Guilherme tinha uma amiga que fez um curso de cinema lá em Nova York, onde conheceu a dupla de franceses. Gwendal e Gwenn certa vez perguntaram para essa amiga se ela conhecia pessoas inspiradoras que podiam ser entrevistadas no Brasil e ela comentou isso com o Guilherme, que logo lembrou da história da Verônica. Pronto, a conexão estava feita. Os “Gwens” entraram em contato com a nossa Diretora Geral através do Guilherme e marcaram a data das entrevistas.

Entre os dias 28 de fevereiro e 2 de março, muita conversa aconteceu. A dupla francesa acompanhou um dia de trabalho no Instituto Unidos Pela Vida, foi até a casa da Verônica e pôde, acima de tudo, entender que a Fibrose Cística está longe de ser uma barreira para quem quer “botar pra fazer”.

Os Gwens vestiram a camisa do Instituto Unidos Pela Vida!

Os Gwens vestiram a camisa do Instituto Unidos Pela Vida!

Todo esse networking foi muito enriquecedor tanto para nós do Instituto, quanto para Gwendal e Gwenn. “Conhecer a Verônica foi uma experiência muito forte. Para nós é incrível ver alguém que tem a habilidade de transformar um problema em força. A mensagem que tiramos dessas conversas foi que nós nunca vamos para lugar nenhum no mundo se olharmos para nós mesmos como vítimas. Essa vai ser a lição que levaremos do Brasil”, disse a dupla.

A nossa Diretora Geral ficou muito feliz pelo reconhecimento e pelo fato de poder, através do documentário, tornar a Fibrose Cística mais conhecida. “Todos nós sabemos da árdua tarefa que é tornar a Fibrose Cística conhecida no Brasil e do quanto nos esforçamos para isto. Nossos amigos franceses, inclusive, ficaram surpresos com tal fato, pois já conheciam a doença e nos contaram que é comum ouvir falar dela em suas cidades. E, através do projeto deles, será possível levar a FC para ainda mais longe. Foi uma honra imensa participar deste documentário e conhecer pessoas tão incríveis como os ‘Gwens’!”

O relato emocionante da Verônica logo será postado no site do projeto. Assim que o link estiver disponível, vamos compartilhar com vocês!

Fale conosco