Macrociclos de pentanamida aromática ligam ânions com alta afinidade para transporte através de biomembranas

Comunicação IUPV - 13/12/2023 15:14
Macrociclos de pentanamida aromática

Este texto traz um resumo do artigo intitulado “Aromatic pentaamide macrocycles bind anions with high affinity for transport across biomembranes” (na tradução para o português “Macrociclos de pentanamida aromática ligam ânions com alta afinidade para transporte através de biomembranas”. O material foi publicado na Nature Chemistry em outubro de 2023.

Seus autores são: Cao, R. K.; Rossdeutcher, R. B.; Zhong, Y. L.; Shen, Y.; Miller, D. P.; Sobiech, T. A.; Wu, X. X.; Sánchez B., L. S.; Ramcharan, K.; Gutay, M. I.; Figueira, M. F.; Luthra, P.; Zurek, E.; Szyperski, T.; Button, B.; Shao, Z. F.; Gong, B.

O artigo publicado na Nature Chemistry representa um marco no campo da química com implicações diretas para o tratamento da fibrose cística (FC).

A pesquisa foca no desenvolvimento de moléculas sintéticas inovadoras, conhecidas como macrociclos de pentanamida aromática. Estas moléculas se destacam por sua estrutura única em forma de estrela, que lhe confere a habilidade de se ligar a ânions — partículas como o íon cloreto — e transportá-los eficientemente através das membranas celulares.

Para indivíduos com fibrose cística, uma condição que justamente é caracterizada pela dificuldade do corpo em mover íons cloreto através das células, essa descoberta é particularmente promissora.

Além disso, o principal diferencial de uma dessas moléculas, a chamada C5a, está em sua seletividade e eficiência: ela é capaz de identificar e transportar especificamente íons cloreto, podendo com isso aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida de pessoas com fibrose cística.

Em resumo, esta pesquisa inovadora destaca a capacidade de moléculas sintéticas transportarem seletivamente íons cloreto através das membranas celulares, restaurando assim a função normal das células da fibrose cística. Este trabalho representa um grande avanço no desenvolvimento de uma nova classe de medicamentos terapêuticos para o tratamento da fibrose cística.

Link para o artigo completo: https://rdcu.be/dn7Wj

Resumo e tradução por: Miriam Frankenthal Figueira, Ph.D., coautora do artigo.

Quer fortalecer o trabalho realizado pelo Unidos pela Vida? Clique aqui e escolha a melhor forma de fazer uma doação. 

Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.

Fale conosco