Uso de máscara para se proteger do Coronavírus: o que é certo?

Comunicação IUPV - 25/03/2020 13:11

Com o aumento diário de novos casos de pessoas infectadas pelo novo Coronavírus (COVID-19), a equipe do Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística, tem recebido diversas mensagens de pessoas com a doença e familiares com dúvidas sobre a utilização de máscaras de proteção.
Devo utilizá-las? Qual tipo de máscara funciona? Com que frequência devem ser trocadas? Esses e outros questionamentos têm preocupado a comunidade brasileira de Fibrose Cística. Por isso, preparamos esse texto com informações importantes e que poderão lhe ajudar a utilizar esse item de maneira adequada.
Principais recomendações
De acordo com a Cystic Fibrosis Foundation (CFF), Fundação Americana de Fibrose Cística, não há evidências de que o uso de máscaras cirurgicas de tecido tenham a capacidade de impedir a infecção por COVID-19, porém, elas ajudam a evitar que outras pessoas sejam contaminadas por meio da tosse ou espirro. No caso das pessoas com Fibrose Cística, a utilização de máscaras é recomendada nas situações já previstas antes mesmo do início da pandemia, como durante consultas em hospitais e laboratórios. Além disso, caso precise sair de casa e frequentar locais com maior número de pessoas, o uso da máscara também se faz necessário.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), pessoas com sintomas do novo Coronavírus (falta de ar, tosse, febre, coriza), cuidadores, pessoas próximas de pacientes com sintomas e profissionais da saúde devem utilizar máscara de proteção diariamente. 
A OMS também recomenda o uso racional das máscaras para evitar o desperdício e a falta desses itens que, durante a pandemia, tornaram-se essenciais para muitas pessoas. A Organização também afirma que o uso indiscriminado do item pode trazer uma sensação de pânico entre a população, portanto, é fundamental utilizá-lo somente quando necessário.
É importante lembrar que, tanto para as pessoas com Fibrose Cística e familiares, quanto para a população em geral, a principal recomendação para evitar a contaminação pelo COVID-19 é o isolamento social. Ficar em casa e evitar aglomerações e locais pouco ventilados é o passo mais importante para se proteger do novo Coronavírus. Além disso, lavar as mãos com água e sabão por 20 segundos várias vezes ao dia, utilizar álcool em gel, evitar tocar olhos, boca e nariz, não compartilhar objetos de uso pessoal e evitar o contato com pessoas que apresentem sintomas do COVID-19, ou outras doença contagiosas, também são recomendações fundamentais para evitar a contaminação.
Como utilizar as máscaras?
Mais do que apenas colocar a máscara nas situações recomendadas, é importante saber como utilizá-las de maneira correta. Por isso, a OMS listou algumas dicas para quem precisa fazer uso do item:

  • Lave as mãos com água e sabão ou álcool em gel antes de colocar a máscara;
  • Cubra com a máscara sua boca e nariz e garanta que não haverá nenhum espaço disponível entre ela e o seu rosto;
  • Não reutilize a máscara! 
  • Troque a máscara sempre que ela estiver úmida ou de 2 em 2 horas. Quando for removê-la, evite tocar na parte da frente do item e certifique-se de lavar as mãos com água e sabão logo após o descarte em uma lixeira fechada;
  • Não toque na máscara! Caso isso aconteça, lave as mãos imediatamente com água e sabão ou álcool em gel.

De acordo com a Fundação Americana de Fibrose Cística, as máscaras de proteção N95 devem ser utilizadas por profissionais da saúde e por pessoas que estão cuidando de indivíduos infectados pelo novo Coronavírus em ambientes fechados.
Importante!
Ainda de acordo com a Organização Mundial da Saúde, apesar de ser um item obrigatório e extremamente importante nos casos que já citamos acima, o isolamento social e a constante higienização das mãos com água e sabão e álcool em gel são as principais medidas para evitar a contaminação pelo novo Coronavírus. Por isso, opte por ficar em casa, evitar aglomerações e locais fechados e lave as mãos várias vezes ao dia. Isso irá proteger você e todas as pessoas ao seu redor! Em caso de dúvidas, procure seu médico!
Referências:
https://www.cff.org/Life-With-CF/Daily-Life/Germs-and-Staying-Healthy/What-Are-Germs/COVID-19-Community-Questions-and-Answers/
https://www.cff.org/Care/Clinical-Care-Guidelines/Infection-Prevention-and-Control-Clinical-Care-Guidelines/Infection-Prevention-and-Control-Clinical-Care-Guidelines/
https://www.who.int/news-room/q-a-detail/q-a-coronaviruses
https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/advice-for-public/when-and-how-to-use-masks 
Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco