Custos da doação | Mitos e verdades sobre a Doação de Órgãos

Comunicação IUPV - 22/10/2020 08:22

Você sabia que um doador de órgãos pode salvar até 8 vidas? De acordo com a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), no Brasil, 47% das famílias se recusam a doar órgãos de parentes falecidos por morte cerebral. Os principais motivos apontados para esse elevado número de negativas é a falta de diálogo entre o doador e sua família sobre sua vontade de ser doador, além da falta de informações e dúvidas sobre a temática entre os envolvidos.

Para esclarecer alguns mitos relacionados a doação de órgãos no Brasil, o Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística, lançou a coluna Mitos e Verdades sobre a Doação de Órgãos. Agora, a temática que vamos tratar é relacionada aos custos da doação.

A família do doador precisa arcar com os custos relacionados à doação?

MITO! No Brasil, é muito comum que se pense que a família do doador de órgãos precisará arcar com todos os custos relacionados à doação. Mas isso não é verdade! Para realizar o procedimento os familiares do doador não terão nenhum custo financeiro. O papel da família nesse momento é o de realizar a autorização da doação, de dizer o SIM que tantas pessoas aguardam na fila de transplante.

Além de não ter gastos financeiros, é importante ressaltar que a família do doador de órgãos também não receberá nenhum tipo de ganho financeiro ao autorizar o procedimento. A doação de órgãos é um ato de amor e generosidade que pode salvar até 8 vidas e que não tem preço!!

Em nosso país, para ser doador de órgãos não é preciso deixar nenhum documento assinado. Basta visar a sua família sobre a sua vontade de ser doador. Aproveite esse momento para compartilhar entre seus amigos, familiares e pessoas próximas a importância de ser doador e o quão importante é essa atitude de amor que pode salvar muitas vidas. No Brasil, em 2020, mais de 45 mil pessoas aguardam na fila de transplante, e quanto mais conscientizarmos as pessoas ao nosso redor sobre a importância de doar órgãos, mais vamos contribuir para mudar essa realidade.

Seja doador de órgãos! Deixe a vida prosseguir!

Por Kamila Vintureli

Referências:

http://saude.gov.br/saude-de-a-z/doacao-de-orgaos

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco