Conheça a nova diretoria do Grupo Brasileiro de Estudos de Fibrose Cística

Comunicação IUPV - 26/01/2022 14:07

Em 30 de novembro de 2021 foi realizada a eleição para definição da nova diretoria do Grupo Brasileiro de Estudos de Fibrose Cística (GBEFC) para a gestão de 2022-2023. Feito de maneira online, o processo contou com a participação dos membros cadastrados do GBEFC que possuem o perfil atualizado no sistema e nenhum impedimento legal ou estatutário para integrar a votação.

A chapa 1 foi eleita e tomou posse em janeiro de 2022. Confira abaixo sua formação:

Presidente: Dr. Antônio Fernando Ribeiro

Vice-presidente: Dra. Elenara F. A. Procianoy

Primeira Secretária: Dra. Neiva Damaceno

Segunda Secretária: Dra. Mônica Firmida

Primeiro Tesoureiro: Dr. Paulo Kussek

Segunda Tesoureira: Dra. Luciana F. V. Monte

Conselho Fiscal: Dr. Luiz Vicente Ribeiro, Dr. Leonardo A. Pinto e Dr. Marcelo B. Fuccio

De acordo com o novo presidente do GBEFC, Dr Antônio Fernando Ribeiro, essa nova gestão (2022-2023) seguirá atuando com objetivo de conseguir uma assistência e atenção cada vez melhores e igualitárias para as pessoas com fibrose cística e seus familiares e buscando maior integração entre os centros especializados de referência em fibrose cística (CERFC) nas diferentes regiões do Brasil. 

“Assim, aqueles mais estruturados poderão contribuir com estratégias para o diagnóstico mais precoce, para o acesso a todos os recursos terapêuticos atualmente disponíveis e para avaliar e estimular a adesão ao tratamento. Para isso, serão fundamentais as ações dos núcleos de trabalhos do GBEFC, a colaboração e parceria das instituições públicas, das associações de pais e familiares e das organizações não governamentais envolvidas na atenção e nos cuidados dos brasileiros com fibrose cística. Juntamente com os demais integrantes desta nova diretoria, vamos avançar para que os brasileiros diagnosticados com fibrose cística tenham cada vez melhores cuidados para viverem mais e com melhor qualidade de vida.”

Fundadora e diretora executiva do Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística, Verônica Stasiak Bednarczuk de Oliveira relembra a importância do trabalho conjunto entre o GBEFC e as organizações da sociedade civil.

“O Unidos pela Vida trabalha há muitos anos ao lado do Grupo Brasileiro de Estudos de Fibrose Cística no desenvolvimento de diversas ações e projetos. Coordenamos o Grupo de Trabalho de Associações e Entidades de Pais, que faz parte dos núcleos de trabalho do Grupo; atuamos também na comissão organizadora do Congresso Brasileiro de Fibrose Cística. Além disso, essa luta conjunta também tem sido muito importante em pautas fundamentais para a nossa comunidade, como a atualização do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas de Fibrose Cística e a incorporação e dispensação de novos medicamentos no Sistema Único de Saúde. Agradecemos a confiança de todos que integram essa grande equipe e desejamos à nova diretoria muitas conquistas e sucesso.”

Sobre o GBEFC

O Grupo Brasileiro de Estudos de Fibrose Cística é uma organização sem fins lucrativos criada em 05 de novembro de 2003 e formada por profissionais da saúde que atuam com a patologia. A divulgação de pesquisas, o treinamento de pessoal, o auxílio na implantação de centros de tratamento para a fibrose cística no Brasil, a realização de congressos nacionais sobre a doença e a atuação junto ao Ministério da Saúde para a definição de um protocolo nacional de atenção à fibrose cística são algumas das atividades realizadas pelo GBEFC. Clique aqui para visitar o site da organização e saber mais.

Por Kamila Vintureli

Fonte: http://www.gbefc.org.br/site/pagina.php?idpai=9&id=272 

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico.

Fale conosco