Nove dicas para você se motivar a praticar atividade física

Instituto Unidos pela Vida - 23/11/2016 08:30

shutterstock_246869686Nota importante: As informações deste texto têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com sua equipe multidisciplinar, eles poderão esclarecer todas as suas perguntas!

Por Wendy Henderson, via Cystic Fibrosis News Today
7 de novembro de 2016

Que exercitar-se e manter-se na melhor forma possível é bom para todos nós, isso todos nós já sabemos. Mas, você sabia que praticar atividade física é especialmente importante para quem tem fibrose cística? Para elas, o exercício regular tem demonstrado redução no declínio da função pulmonar, bem como diminuição dos níveis de estresse e melhoras no sono.

Abaixo listamos nove maneiras de você se motivar para sair e começar a se exercitar!

Exercício físico, primeira atividade do dia!

Crie uma lista com as coisas para fazer no dia seguinte e coloque o exercício como primeiro item dessa lista! Algumas pessoas acreditam que são é mais fácil fazer o exercício físico como a primeira atividade do dia, pois assim fica mais difícil fugir dessa obrigação. Ter o exercício como primeira atividade também faz com que você se sinta super bem consigo mesmo e disposto pelo resto do dia!

Pratique seus exercícios na companhia de amigos

Se a corrida solitária não inspira você, saia para caminhar com os amigos ou alguém da sua família. Dessa forma, não só o exercício irá se transformar em um evento social, como também será mais difícil fugir quando você lembrar que deixará um amigo esperando! 🙂 Se os seus amigos não estiverem disponíveis, leve o seu cão, que certamente ficará feliz em sair para caminhar.

Programe o seu exercício

Mesmo que você não seja uma pessoa matinal, programe o exercício ao longo do dia, em um horário específico, e cumpra à risca! Trate o momento do exercício como uma consulta à qual você não pode faltar, ou como um evento super bacana que você jamais deixaria de ir.

Faça apenas o que você gosta

Se você odeia correr, procure uma atividade física diferente. Somos mais propensos a aderir a um exercício com regularidade se ele for prazeroso ao invés de ser visto como uma obrigação. Prefere dançar? Dance! Prefere jogar bola? Jogue!

Pense positivo

Ao invés de descartar a ideia de se exercitar porque você tem fibrose cística, comece a pensar mais positivamente: você quer se exercitar porque tem fibrose cística! Você quer se exercitar para ficar cada vez melhor de saúde! Adaptar a atitude ajudará na sua motivação para se exercitar com regularidade.

Não precisa ser perfeito

Não se imponha um estresse excessivo. Não importa se um dia você consegue pedalar 30 quilômetros e no dia seguinte apenas oito. Faça o que pode a cada dia, viva um dia de cada vez! O importante é fazer sempre um pouquinho, de acordo com a sua condição física e disposição!

Divida os exercícios ao longo do dia

Você não precisa fazer uma hora de exercício. Para muitas pessoas com fibrose cística esse tempo é demais de uma só vez. Divida o tempo do seu exercício físico em períodos menores, por exemplo, uma caminhada acelerada de dez minutos pela manhã, e vinte minutos de ioga à tarde.

Tenha consciência das razões para se exercitar

Saber exatamente por que você está se exercitando ajudará a colocar suas prioridades em ordem. Ter consciência de que o exercício pode ajudar você com a sua fibrose cística é uma excelente razão para praticar uma atividade física.

Estabeleça objetivos

Comece com exercícios simples e acumule força e resistência para alcançar pequenos objetivos de cada vez. Não exija demais de si, mas tenha uma ideia clara do que você gostaria de alcançar ajudará na sua motivação! Que tal colocar como objetivo cumprir uma prova de corrida de rua de 5km daqui um ano? Ou, apresentar sua dança em um festival? Ou ainda entrar para um time de futebol, vôlei, ou do que você gostar?

Texto Original: http://cysticfibrosisnewstoday.com/social-clips/2016/11/01/nine-ways-to-motivate-yourself-to-exercise/

Traduzido por: Vera Carvalho, Voluntária de Tradução de Textos do Instituto Unidos pela Vida. Vera tem formação em história social com mestrado voltado ao abandono de crianças. Foi gerente de informação na Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, onde recebeu as primeiras demandas por traduções de textos acadêmicos e científicos. A tradução tornou-se a sua principal atividade profissional há treze anos.

Fale conosco