Novos medicamentos para asma grave recebem recomendação inicial favorável da Conitec e vão para consulta pública

Instituto Unidos pela Vida - 04/10/2024 17:12

Na 134ª Reunião Ordinária da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), realizada nos dias 02 e 03 de outubro, foram discutidos importantes avanços para o tratamento da asma grave no Sistema Único de Saúde (SUS). Dois medicamentos, benralizumabe e dupilumabe, tiveram a recomendação inicial favorável com encaminhamento para consulta pública, enquanto o omalizumabe, que passou  por uma reavaliação, recebeu recomendação preliminar de exclusão do SUS, também com encaminhamento para consulta pública. Confira a ata aqui.

Próximos passos

Nos próximos dias, a Conitec publicará em seu site os Relatórios de Recomendação referentes aos medicamentos, documentos que trarão os motivos que levaram à recomendação preliminar de cada uma das tecnologias, e abrirá as Consultas Públicas para participação de toda a comunidade.

Benralizumabe para asma eosinofílica

O benralizumabe, vendido sob o nome comercial Fasenra©, é um anticorpo monoclonal de aplicação subcutânea que atua na redução de exacerbações causadas pela doença, podendo melhorar a respiração e reduzir a necessidade de corticosteroides orais, o que pode trazer grandes benefícios para a qualidade de vida dos pacientes.

Dupilumabe para asma alérgica

O dupilumabe, também um anticorpo monoclonal, vem demonstrando, em estudos realizados, alta eficácia na melhora do controle da doença em pacientes adultos.

Seguiremos acompanhando

O Unidos pela Vida está comprometido em acompanhar de perto todos os avanços na área de saúde respiratória, especialmente aqueles que afetam pacientes com asma grave. Sabemos que a introdução de novas terapias pode trazer significativas melhorias na qualidade de vida e controle da doença. A consulta pública para esses medicamentos será aberta em breve, permitindo que pacientes e cuidadores compartilhem suas experiências e ajudem na decisão final sobre a incorporação dessas terapias ao SUS.

Este é mais um passo importante para garantir que os pacientes brasileiros tenham acesso às melhores opções de tratamento disponíveis. Continuaremos atentos a cada etapa deste processo e prontos para atualizar nossa comunidade sobre as próximas fases.

Referências: 

https://link.springer.com/article/10.1007/s40265-019-01221-x

Pitrez P.M. et. Impact of Disease, Use of Biologics and Clinical Remission in Severe Asthma: Insights From a Multicenter Longitudinal Real-life Registry in Brazil. Am J Respir Crit Care Med 2024;209: A5366.https://www.astrazeneca.com.br/content/dam/az-br/Medicine/medicine-pdf/Fasenra_Bula_Paciente.pdf

Quer fortalecer o trabalho realizado pelo Unidos pela Vida? Clique aqui e escolha a melhor forma de fazer uma doação. 

Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.

Fale conosco