O que é DNA, RNA e proteína?
Comunicação IUPV - 16/11/2023 07:26Para entendermos mais sobre a causa e o desenvolvimento de novos tratamentos para a fibrose cística, doença genética rara e ainda sem cura, é importante começarmos com a explicação de termos que nem sempre fazem parte do cotidiano e conhecimento de todos. Neste sentido, podemos iniciar com a pergunta: afinal, o que é DNA, RNA e proteína?
O que é DNA?
A fibrose cística é considerada uma doença genética porque resulta de uma alteração (ou mutação) no código genético da pessoa diagnosticada, no caso, de um único gene. Os seres humanos possuem aproximadamente 24 mil genes em seu código genético, que é o famoso DNA, que em português significa “ácido desoxirribonucléico”.
O DNA é uma molécula que existe dentro das células de todos os seres vivos, desde bactérias, fungos e protozoários, até os animais e plantas, e contém as informações necessárias para formar um ser vivo e para que ele possa se reproduzir. Podemos entender o DNA como um código secreto de letras, que ao ser decifrado pela célula, produz os diversos componentes que fazem parte do nosso corpo.
O que é RNA?
O RNA, que em português significa ácido ribonucleico, é uma molécula composta por uma cadeia de nucleotídeos responsável pela síntese das proteínas. Existem três tipo de de RNAs: RNA mensageiro, RNA transportador e RNA ribossômico.
O RNA mensageiro, como o próprio nome diz é um mensageiro. Ele carrega as informações do DNA e é responsável pela produção dos aminoácidos, que irão formar as proteínas. o RNA transportador atua no transporte dos aminoácidos para o ribossomo, local em que irá ser formado uma nova proteína, e o RNA ribossômico é aquele que forma os ribossomos, espaço onde a síntese das proteínas é realizada.
Suas características têm chamado a atenção de pesquisadores em todo o mundo, principalmente para o desenvolvimento de novos tratamentos para diversas doenças, além das vacinas. Um exemplo recente são algumas das vacinas desenvolvidas contra a covid-19.
O que é proteína?
As proteínas são moléculas constituídas de aminoácidos que se unem e formam cadeias de ligações peptídicas. Elas estão presentes em todos os processos biológicos e exercem diversas funções no organismo, como composição hormonal, de anticorpos, transporte de oxigênio, aceleração de reações químicas, dentre outros.
Para simplificar o entendimento, podemos fazer uma analogia na qual o DNA seria uma receita e o produto final desta receita é uma proteína produzida por essas células. Vamos então pensar em uma receita de bolo.
Inicialmente precisamos ler a receita e, posteriormente, colocarmos em uma lista quais ingredientes e passos são realmente necessários para fazermos esse bolo. Isso porque no texto podem haver informações que não são necessárias e, na verdade, foram incluídas apenas para tornar a receita mais atrativa. Esta transformação da nossa receita em texto para um lista com as principais informações é basicamente o que acontece com a informação do nosso DNA ao ser codificado no RNA mensageiro.
Continue estudando!
Agora que você sabe mais sobre DNA, RNA e proteína, que tal se aprofundar ainda mais no seu estudo sobre a fibrose cística? Clique aqui para conferir o texto “O que é Genética, Hereditária, Autossômica e Recessiva?”, material que traz definições para outros termos relacionados à doença.
Referências:
https://moodle.ufsc.br/file.php/19765/o_DNA_uma_sinopse_historica.pdf
Quer fortalecer o trabalho realizado pelo Unidos pela Vida? Clique aqui e escolha a melhor forma de fazer uma doação.
Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.