Quase todos os órgãos podem ser doados | Mitos e verdades sobre a doação de órgãos

Comunicação IUPV - 25/11/2020 07:00

Em 2020, no Brasil, mais de 45 mil pessoas estão na fila de transplante. Por conta da falta de informações sobre a importância da doação de órgãos em nosso país, infelizmente, esse número vem crescendo a cada ano que passa. Em 2020, por conta da pandemia causada pela Covid-19, as doações reduziram ainda mais, aumentando o tempo de espera dessas pessoas que aguardam ansiosamente pelo SIM que poderá mudar suas vidas.

Além da pandemia, muitos mitos giram em torno da doação de órgãos e, infelizmente, acabam fazendo com que as pessoas não manifestem seu desejo de ser doador. Para esclarecer alguns desses mitos, o Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística, lançou a coluna Mitos e Verdades sobre a Doação de Órgãos. Nesse texto, vamos falar sobre quais órgãos podem ser doados. Vamos lá!

Quase todos os órgãos podem ser doados?

Sim! Uma grande dúvida que surge entre a população é sobre quais órgãos podem ser doados. De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil, é possível fazer a doação de coração, pulmão, rim, fígado, pâncreas, tecidos, córnea, ossos, válvulas cardíacas, cartilagem, medula óssea e sangue de cordão umbilical. Existem dois tipos de doador: o doador vivo e o doador falecido.

O doador vivo pode ser qualquer pessoa que concorde com a doação, desde que ela não traga prejuízos para sua saúde. Nesses casos é possível doar um dos rins, parte do fígado, parte da medula óssea ou parte do pulmão. Já o doador falecido são os pacientes com morte encefálica.

É importante ressaltar que, no Brasil, a doação de órgãos só acontece com o consentimento da família do doador. Ou seja: mesmo que a pessoa seja doadora de órgãos, se no momento do procedimento sua família não autorizar, a doação não é realizada. Por isso, é fundamental que, caso você seja doador de órgãos, converse e avise sua família sobre essa sua vontade. Abra esse diálogo tão importante entre seus familiares, amigos e pessoas próximas. Reforce a importância da doação de órgãos e como esse ato de amor pode mudar vidas!

No Brasil, as campanhas de doação de órgãos possuem o mote “1 salva 8”, pois um doador pode salvar até 8 vidas. São pessoas que aguardam na fila do transplante a espera do SIM de uma família que poderá transformar sua realidade. Então já sabe: converse com sua família, seja doador de órgãos e deixe a vida prosseguir!

Por Kamila Vintureli

Referência: 

http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/doacao-de-orgaos

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco