Os benefícios do Surf para pacientes com FC, graças ao contato com a água salgada

Instituto Unidos pela Vida - 21/12/2015 05:05

Captura de Tela 2015-05-08 às 14.21.39De acordo com a Cystic Fibrosis Foundation (CFF), parece que surfar pode aumentar a expectativa de vida das pessoas que vivem com Fibrose Cística (FC).

Estudos levaram cientistas a concluir que a inalação de sal concentrado na água (salina hipertônica) traz benefícios para adultos e crianças com FC. Além disso, médicos da Austrália observaram que adolescentes com FC que realizam a prática do surf tinham pulmões significantemente mais saudáveis.

O contato com a água salgada faz com que ocorra a reidratação dos revestimentos dos pulmões e também facilita que o muco espesso e acumulado se solte, reduzindo assim infecções recorrentes, paralelamente associados com lesões pulmonares e insuficiência respiratória. Estima-se que este tipo de terapia já esteja sendo usada por uma a cada cinco crianças com menos de seis anos que têm FC.

Em 2011, um grupo de pesquisadores de Seattle desenvolveu uma clínica de testes para saber se a inalação de salina hipertônica ajudava crianças com FC. O estudo avaliou de forma segura o uso de 7% de salina hipertônica administrada duas vezes ao dia durante 14 dias em crianças entre 12 e 30 meses de idade. O resultado foi que de a salina era bem tolerada pelo organismo e que causava poucos efeitos colaterais.

O tratamento vem sendo chamado de “saltwater” (água salgada), e a CFF deseja com isso aumentar a conscientização desse avanço para arrecadar fundos, continuando dessa forma as pesquisas e estudos. A campanha nos EUA recebeu o nome de “PIPELINE TO A CURE”, e reúne famosos, artistas e praticantes do surf, como Green Day, Tom Curren e Tony Hawk, em um esforço para trazer a conscientização global a respeito da positiva interação entre o surf e pessoas com FC.

Texto original aqui

Traduzido por Leandro Martins: Atuou como professor de Inglês, é estagiário de Projetos e Relações Internacionais no Instituto Unidos pela Vida e também colabora com a tradução de textos para publicação em nosso site.

Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco