Os benefícios que a caminhada trouxe para a minha vida com fibrose cística

Comunicação IUPV - 02/08/2023 08:39
Os benefícios que a caminhada trouxe para a minha vida com fibrose cística

Por Daniel Ramos, diagnosticado com fibrose cística

Primeiro de tudo: não esqueça de sempre consultar seus médicos antes de praticar atividades e exercícios físicos. 

O intuito desse texto é apenas compartilhar um pouco sobre uma das formas de se exercitar que mais me agrada desde que eu recebi o diagnóstico para a fibrose cística: a caminhada.

Desde cedo eu já queria fazer uma atividade física, e quando descobri que tenho fibrose cística, minha vontade só aumentou. Pensando nisso, decidi compartilhar com vocês os principais benefícios que senti a partir da realização dessa atividade física tão fácil e inclusiva.

Flexível

Seja no sentido financeiro, de tempo ou físico, a caminhada pode ser ótima para quem não tem horários fixos, não quer desembolsar um valor significativo, ou até mesmo não tem familiaridade com exercícios. Para mim, a dica de ouro é começar com um lugar perto e sem muitas dificuldades no trajeto, além de escolher um horário que não prejudique seus outros compromissos. 

Conhecer novos lugares

Como comentei anteriormente, a caminhada pode ser feita nos mais diversos lugares, desde o seu bairro até parques e trilhas. Isso é muito bom para contemplarmos melhor as maravilhas do mundo que nos cerca, além de dar um up na motivação, afinal, quem não gosta de viajar, né? Sempre que possível eu opto por praticar em lugares destinados, como o Pico do Jaraguá por exemplo, uma trilha em São Paulo que fica perto da minha casa e que eu gostei bastante.

Novas amizades

Sempre que saímos para novos lugares, as chances de conhecermos pessoas e desenvolvermos amizades aumentam. A partir desse fator, podemos desenvolver um motivo a mais para continuar essa rotina, pois de acordo com inúmeros artigos e pesquisas, a prática de exercícios acompanhado gera mais ânimo e sensação de pertencimento.

Saúde no geral

Além dos benefícios para a parte respiratória, a caminhada pode trazer benefícios para outras partes do corpo, como melhorias na saúde cardíaca, fortalecimento muscular, aumento da densidade óssea, resistência e qualidade de sono.. É praticamente uma carta coringa! 

Reforço que esse relato é pessoal, baseado em experiências que tenho vivido praticando essa atividade física. Caso tenha dúvidas sobre como iniciar um novo exercício e inserir tudo isso em sua rotina, o melhor caminho é sempre buscar ajuda médica.

Quer fortalecer o trabalho realizado pelo Unidos pela Vida? Clique aqui e escolha a melhor forma de fazer uma doação. 

Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.

Fale conosco