Reflexões acerca do otimismo no paciente adulto como fator estimulante à melhor adesão ao tratamento da Fibrose Cística

Comunicação IUPV - 14/10/2019 10:49

Resumo de pesquisa realizada por Verônica Stasiak Bednarczuk de Oliveira, Psicóloga, especialista em Análise do Comportamento, fundadora e diretora geral do Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística. O artigo fez parte do volume exclusivo sobre Fibrose Cística da revista Visão Acadêmica da Universidade Federal do Paraná (UFPR), edição lançada em setembro de 2019 em alusão ao Mês Nacional de Conscientização da Fibrose Cística e que pode ser acessada na íntegra clicando aqui.
Conviver com um doença crônica como a Fibrose Cística pode ser visto como desafiador para os pacientes, ao considerar-se o tempo necessário para a realização do regime de tratamento prescrito que, segundo a literatura, pode variar entre duas e três horas diárias.
Estudos mostram que 59% dos pacientes com Fibrose Cística aderem ao tratamento conforme prescrito, e outros estudos revelam que estratégias adotadas por pacientes adultos podem contribuir para a melhora da adesão ao tratamento, como por exemplo a postura ativa e otimista frente à condição de saúde.
Utilizou-se de referenciais bibliográficos para a realização deste estudo de caráter qualitativo, que apresenta reflexões acerca da importância da adesão ao tratamento na FC, do papel do profissional da saúde neste processo e da importância da postura ativa e otimista do paciente enquanto protagonista deste tratamento, visando contribuir pela melhora na qualidade de vida, respeitando, por óbvio, suas limitações e condições clínicas peculiares.
Você pode conferir esse estudo na íntegra clicando aqui.
Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco