Conitec dá parecer final favorável para fisioterapia com uso de PEP/EPAP, ventilação não invasiva, elastase pancreática fecal e colistimetato sódico

Comunicação IUPV - 10/02/2022 17:44

Nos dias 9 e 10 de fevereiro foi realizada a 105ª reunião da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec). Entre as pautas do dia 10/02 estava a apresentação das contribuições para as consultas públicas realizadas em 2021 referentes ao teste de elastase pancreática fecal, colistimetato sódico, ampliação de uso da ventilação não invasiva e fisioterapia com dispositivo individual de pressão expiratória positiva. 

De acordo com a ata divulgada após a plenária, a recomendação final da Comissão foi favorável para a incorporação do teste de elastase pancreática fecal, colistimetato sódico e fisioterapia com dispositivo individual de pressão expiratória positiva no Sistema Único de Saúde (SUS) e ampliação do uso da ventilação não invasiva. Clique aqui e confira o documento na íntegra.

Agora, a recomendação final para cada uma das quatro tecnologias será enviada por meio de relatórios técnicos ao Secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (SCTIE/MS), responsável pela decisão final. No primeiro dia da 105ª reunião da Conitec (09/02), foi realizada a avaliação preliminar do Symdeko (Tezacaftor/Ivacaftor), e de acordo com a ata divulgada após a reunião, a recomendação inicial da Comissão foi desfavorável e com encaminhamento para consulta pública. Clique aqui para conferir o documento na íntegra.

Sobre os itens avaliados

Dispositivo individual de pressão expiratória positiva do tipo máscara (PEP)/pressão expiratória nas vias aéreas (EPAP) para o tratamento da fibrose cística: na rotina de tratamento das pessoas com fibrose cística existem diversos dispositivos que podem ser utilizados na fisioterapia respiratória e que contribuem para o aumento da independência das pessoas diagnosticadas com a doença que necessitam utilizá-los. Dentre esses equipamentos estão as máscaras PEP/EPAP, que contribuem para a remoção de secreções pulmonares e reduzem os deslocamentos até os Centros de Referência para a realização da fisioterapia tradicional.

Ampliação de uso da ventilação não invasiva no tratamento das manifestações pulmonares crônicas e graves de pacientes com fibrose cística: a ventilação não invasiva (VNI) é uma tecnologia que pode ser utilizada por pessoas diagnosticadas com fibrose cística e com insuficiência respiratória, auxiliando no processo de respiração e evitando intubação (que envolve a sedação e internação deste paciente). De maneira geral, a VNI contribui para uma melhora na respiração de pessoas que estejam em um estágio mais avançado da doença, contribuindo para a limpeza do muco dos pulmões e desenvolvendo maior tolerância aos exercícios físicos.

Colistimetato sódico para pacientes com manifestações pulmonares de Fibrose Cística com infecção por Pseudomonas aeruginosa: é um antibiótico utilizado para combater infecções de diversas origens, penetrando e rompendo a membrana bacteriana e  impedindo sua sobrevivência. Ele foi avaliado para utilização por pessoas diagnosticadas com fibrose cística que apresentam manifestações pulmonares com infecção por Pseudomonas aeruginosa.

Teste de elastase pancreática fecal para pacientes com dúvida diagnóstica de insuficiência pancreática exócrina em pacientes com fibrose cística: a suspeita clínica dessa insuficiência acontece quando se nota o excesso de gordura nas fezes, diarreia crônica, baixo ganho de peso e sinais de falta de vitaminas no organismo da pessoa.

O Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística seguirá trazendo todas as informações atualizadas sobre o processo de incorporação de novas tecnologias para fibrose cística no SUS. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo (41) 99636-9493 ou contato@unidospelavida.org.br.

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.

Fale conosco