Participe da Consulta Pública nº 152 que avalia tratamento para rinossinusite crônica com polipose nasal grave

Comunicação IUPV - 19/03/2025 11:26

A consulta pública que avalia o medicamento dupilumabe para o tratamento de pacientes adultos com rinossinusite crônica com polipose nasal grave já está aberta para receber a sua contribuição até o dia 25 de março de 2025. Para participar, basta clicar aqui e acessar a consulta pública nº 152 referente à tecnologia.

Em sua primeira análise, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) apresentou uma recomendação desfavorável à incorporação do medicamento, e por isso, também será realizada uma audiência pública. As inscrições para que a comunidade interessada possa participar desta audiência, que acontecerá em 20 de março, estão abertas. Clique aqui para saber mais.

Sobre o medicamento

A rinossinusite crônica com pólipos nasais, também conhecida como polipose nasal, surge na mucosa da cavidade nasal e nos seios paranasais, causando o desenvolvimento de pólipos nasais por meio de um processo inflamatório. Seus principais sintomas incluem a obstrução e congestão nasal, além de coriza persistente.

Nesse contexto, o dupilumabe surge como uma alternativa para o tratamento de pessoas com rinossinusite crônica com pólipos nasais grave e não controlada. De acordo com a proposta enviada à ANS, a eficácia da tecnologia já foi comprovada por estudos clínicos randomizados. Além disso, seus benefícios para a saúde têm sido reforçados por estudos de vida real, que evidenciam melhorias como o retorno do olfato e aumento da produtividade. O documento pode ser consultado clicando aqui

Cheios de Fôlego

O Instituto Unidos pela Vida faz parte da Coalizão Cheios de Fôlego, movimento que tem como objetivo transformar o cuidado com as doenças respiratórias, defendendo que todas as pessoas têm o direito de respirar com dignidade. 

Com a convicção de que o acesso à informação, prevenção e tratamento eficaz deve ser universal e democrático, a coalizão se dedica à promoção de ações de educação em saúde e busca por políticas públicas que garantam um sistema de saúde mais justo e acessível para todos. Por isso, também atua na mobilização da comunidade para participação desta consulta pública e outras ações de advocacy e conscientização. 

Quer fortalecer o trabalho realizado pelo Unidos pela Vida? Clique aqui e escolha a melhor forma de fazer uma doação. 

Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.

Fale conosco