Participe da consulta pública nº 68 sobre a incorporação da vacina adsorvida meningocócica B recombinante

Comunicação IUPV - 13/08/2025 12:33

A consulta pública que avalia a incorporação da vacina adsorvida meningocócica B (recombinante) para bebês de 3 a 12 meses no Programa Nacional de Imunização (PNI) já está aberta para receber a sua contribuição até o dia 19 de agosto de 2025. Para participar, basta clicar aqui e acessar a consulta pública nº 68 referente à tecnologia.

Em sua primeira análise, durante sua 142ª reunião ordinária, realizada nos dias 02 e 03 de julho, a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) recomendou a não incorporação da vacina adsorvida meningocócica B recombinante para prevenção de doença meningocócica do sorotipo B em crianças menores de um ano de idade.  

De acordo com o Relatório para a Sociedade disponibilizado pela Comissão, documento que pode ser visualizado clicando aqui, o Comitê de Medicamentos justificou a decisão indicando que “a incorporação da vacina representaria um custo elevado, que as evidências científicas disponíveis apresentavam baixa qualidade, que a proteção oferecida contra o sorogrupo B era apenas parcial e que a vacina não seria capaz de promover a chamada imunidade de rebanho.”

Sobre a tecnologia

Ainda de acordo com o Relatório para a Sociedade publicado pela Conitec, o pedido de incorporação foi para a vacina adsorvida meningocócica B recombinante para a prevenção da doença meningocócica invasiva causada pela Neisseria meningitidis do sorogrupo B, com foco em crianças menores de 1 ano de idade.

A vacina busca estimular o sistema imunológico a produzir anticorpos contra diferentes proteínas da bactéria meningocócica B, protegendo contra a infecção. Ela é administrada via intramuscular, em um esquema que varia conforme a idade da criança no início da vacinação.

Entre os tipos infecciosos de meningite, a meningite bacteriana é uma das que mais causa preocupação entre familiares e profissionais da saúde, pois tem a capacidade de evoluir de forma rápida. Um dos seus principais agentes causadores é justamente a Neisseria meningitidis, bactéria que pode provocar infecções graves e invasivas da doença. 

Saiba mais clicando aqui e acessando o relatório.

Por Kamila Vintureli

Referências:

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Relatório para Sociedade nº 568: Vacina adsorvida meningocócica B recombinante para prevenção de doença meningocócica do sorotipo B em crianças menores de 1 ano de idade. Brasília: Ministério da Saúde, julho 2025. Relatório da Sociedade – Conitec. Disponível em: https://www.gov.br/conitec/pt-br/midias/consultas/relatorios/2025/sociedade/relatorio-para-sociedade-no-568-vacina-adsorvida-meningococica-b-recombinante

Quer fortalecer o trabalho realizado pelo Unidos pela Vida? Clique aqui e escolha a melhor forma de fazer uma doação. 

Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.