Mas afinal, por que o mês de setembro é roxo?

Comunicação IUPV - 09/09/2020 13:37

Desde 2014, o Setembro Roxo – Mês Nacional de Conscientização sobre a Fibrose Cística, é uma campanha idealizada e realizada pelo Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística, em parceria com voluntários e apoiadores de todo o Brasil.

De lá pra cá, várias temáticas relacionadas à fibrose cística foram tratadas pela campanha. Em 2019, o mote foi A Fibrose Cística é parte do que somos, não o limite do que podemos ser, e além de divulgar a fibrose cística e seus principais sintomas, a campanha mostrou pessoas com a doença em situações que vão além da patologia, realizando suas atividades cotidianas, como trabalho, prática de esportes, maternidade e vida acadêmica.

Já em 2018, a temática da campanha apresentou a relação entre os principais sintomas da fibrose cística e as peças de um quebra-cabeça, que sozinhas podem não representar muita coisa, mas juntas podem significar algo muito maior, como a fibrose cística.

Mas é possível que você já tenha se perguntado: afinal, por que o setembro é roxo?

A cor roxa foi escolhida para colorir o Brasil e o mundo com informações e conteúdos sobre a fibrose cística por ser a cor que representa a doença internacionalmente. Com isso, todos os países adotaram essa única cor para as ações de divulgação, intensificando e trazendo uniformidade para a campanha mundialmente. 

E não é apenas no mês oficial de conscientização da fibrose cística que o roxo é utilizado. A cor representa a fibrose cística durante a campanha e outras atividades realizadas no Brasil e no mundo para conscientização da doença. E você já deve ter notado que o Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística, também usa muito o roxo, não é verdade?

Para reforçarmos a definição do roxo como a cor que representa a fibrose cística mundialmente, em 2017, o Unidos pela Vida também adotou o roxo como uma das cores que faz parte da sua identidade visual, estando presente na campanha de conscientização da fibrose cística, mas também em todos os outros materiais e conteúdos que produzimos por aqui.

Agora que você já sabe porque a escolha do roxo, pode estar se questionando: mas por que setembro? Setembro foi escolhido como Mês Nacional de Conscientização sobre a Fibrose Cística porque dia 05 de setembro é o Dia Nacional de Conscientização e Divulgação da Fibrose Cística e 08 de setembro é o Dia Mundial da Fibrose Cística, data escolhida pois, em 08 de setembro de 1989 foi publicada na Revista Science a descoberta do gene causador da fibrose cística, o CFTR.

Por Kamila Vintureli

Setembro Roxo 2020

Com a temática A gente te entende, em 2020 o Setembro Roxo busca mostrar que os cuidados que agora fazem parte da rotina de toda a população por conta da pandemia, estão presentes na vida de quem tem fibrose cística desde sempre. Clique aqui e saiba mais sobre a campanha.

Referências:

https://www.pulseuniform.com/coffee-time/awareness-ribbons-guide-colors-and-meanings/

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco