Por que Mês da Fibrose Cística é chamado de Setembro Roxo?

Categoria: Notícias - Postador por: Comunicação IUPV - Data: 24 de setembro de 2019

O Setembro Roxo – Mês Nacional de Conscientização da Fibrose Cística é uma campanha idealizada e realizada anualmente pelo Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística, com o apoio de voluntários, associações de assistência e parceiros de todo o país. Mas você já se perguntou por que a cor que assinala este mês é a cor Roxa?

O roxo foi escolhido para colorir o Brasil e o mundo com informações sobre a Fibrose Cística, porque, de acordo com inúmeras referências internacionais como esta aqui, é a cor que representa a doença internacionalmente. Você já deve ter visto fitinhas amarelas de conscientização sobre o Suicídio, ou Rosa para assinalar que estamos no Outubro Rosa, mês do câncer de mama. Dessa forma, todos os países focam em uma mesma cor e em um mesmo mês para intensificar a divulgação da Fibrose Cística.

No mundo todo o roxo é utilizado para representar a Fibrose Cística, tanto no mês de setembro quanto em todas as outras ações e campanhas realizadas em prol da doença. Todos vestem roxo! Assim como no Brasil, monumentos são iluminados de roxo no mês de setembro. Nos Estados Unidos, a Geiger Light Tower é iluminada todos os anos para divulgar a Fibrose Cística.

A cidade de Newburgh, Nova York, sempre realiza a Cystic Fibrosis 5k Purple Walk and Run (traduzindo para o português, é a Corrida e Caminhada de 5km da Fibrose Cística). Na Irlanda, campanhas para arrecadação de fundos destinados às pessoas com a doença também utilizam o roxo para representar a Fibrose Cística. Esses e tantos outros exemplos que podemos encontrar em uma simples busca pela Internet nos mostram que a campanha nacional segue a onda mundial de conscientização!

Foi pensando nisso que o Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística também adotou oficialmente em 2017 o roxo como uma das cores que fazem parte da identidade visual da instituição, utilizando sempre nos materiais institucionais, projetos e também na logo oficial do Instituto. A nossa outra cor, verde, representa saúde e esperança que não podemos deixar de ter todos os dias!

Mês de setembro

E por que setembro? Esse mês foi escolhido para a realização da campanha sobre a Fibrose Cística pois o dia 05 de setembro marca a passagem do Dia Nacional de Conscientização da doença e o dia 08 de setembro é o Dia Mundial da Fibrose Cística, pois foi no dia 08 que, em 1989, foi publicada na Revista Science a descoberta do gene causador da FC, o CFTR.

Em meio ao arco-íris formado pelas cores que marcam praticamente todos os meses do calendário, o Setembro Roxo cresce mais a cada ano e leva informações de qualidade e acessíveis para pessoas de todo o Brasil. Desde os eventos presenciais até a divulgação midiática, o Mês Nacional de Conscientização da Fibrose Cística já se consolidou no cenário nacional e está tornando a doença mais conhecida no país, impactando a vida de milhares de pessoas, como a da carioca Evelyn, que foi diagnosticada em 2017 graças à nossa campanha!

Quer participar da campanha deste ano e tornar o mês de Setembro ainda mais Roxo? Então clique aqui para identificar o evento mais próximo de você. Aproveite para vestir a camisa e adquirir sua camiseta oficial da campanha e divulgar a Fibrose Cística por onde for. E se você gosta de usar as mídias sociais, clique aqui e acesse todos os materiais disponíveis para compartilhar!

A Fibrose Cística é parte do que somos, não o limite do que podemos ser!

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Você vai gostar também...

Newsletter

Assine o nosso boletim informativo mensal. Clique aqui